Desde que a pandemia do novo coronavírus foi anunciada, começaram as especulações sobre quais mídias seriam mais afetadas pelo isolamento social e demais restrições impostas pelas autoridades de saúde. A necessidade de informação, conteúdo e entretenimento, pelo menos em Iguatu, vem sendo suprida por criadores de conteúdo na internet que tentam superar a nova fase apresentando novos formatos, como lives e outros jeitos de fazer vídeo para se comunicar com o público. A resposta a essas iniciativas já aparece em forma de aumento no engajamento desses criadores e nas propostas de marcas do município que também se reinventam nesse período.
A reportagem do A Praça mergulhou no mundo dos influenciadores de Iguatu, no intuito de saber como estão seguindo a rotina durante o distanciamento social, a produção de conteúdo neste período, contratos, divulgação, orientação aos seguidores e cuidados com a saúde.
Kéury Raiane, 21, estudante de Enfermagem, concentra suas publicações voltadas ao mundo da moda, ao consumo, a venda e ao público jovem. “O Instagram hoje é muito mais que um meio de comunicação, visto que existe um poder de influência muito grande em tudo que é ligado ao indivíduo. Seja alimentação, exercício físico, no consumo, na moda, é um mundo de ideias, onde você pode se identificar e ser influenciado positivamente ou não”, disse.
A acadêmica de Direito, Keylla Andrade, 24, desde 2014 no Instagram, produz dicas de alimentação, de treino e também rotina para cuidar da pele, cabelos, e para o mundo pet. O mercado veterinário é considerado como essencial e ainda permanece aberto. “Houve um aumento de reações. Mais respostas, visualizações e seguidores. Acresceu consideravelmente. Apesar do aumento de seguidores, financeiramente alguns trabalhos foram cancelados, então nesse sentido senti bastante”, disse.
Os segmentos mais interessados em associar-se a influenciadores no momento são os de limpeza, higiene pessoal, alimentos, bebidas, aplicativos de delivery e e-commerce ou empresas de varejo que oferecem compra on-line, como supermercados. “O momento atual veio para nos fazer repensar o uso da rede social, enquanto comercial, claro que tiveram parcerias e contratos dissolvidos, pois devido à atual situação muitas empresas contratantes estão em contenção financeira e acabam dando aquela ‘segurada’, contou Leandro Feitosa, 38, ‘Lelé Fantinho’ também produtor de eventos.
Saúde e papel social
Apesar do movimentado momento que o segmento de influenciadores indica estar vivendo, também houve necessidade de alteração na forma e teor daquilo que é comunicado. A mensagem atual envolve temas como consumo necessário e consciente, coletividade, ajuda ao próximo e alternativas de entretenimento durante o período de isolamento. “Sempre tento trazer informações concretas e reais, busco dar dicas, compartilhar com eles não só notícias ‘pesadas’, mas coisas leves, uso minha rede social para poder agregar na minha vida e de quem está comigo. As pessoas que me seguem sabem muito bem quem de fato é o Lelé, e como conduzo as coisas. Então já fiz lives com profissionais sobre brincadeiras na época da quarentena com crianças autistas e downs, ensinando sinais básicos de Libras, entrevista com Miss Ceará e já tenho outras coisas agendadas”, adiantou, Lelé.
Com mais de 30 mil seguidores em suas redes, Raquel Masters, 36, digital influencer há três anos, mostra em seus storys 90% do comércio e 10% do seu dia a dia. Antes da pandemia possuía a marca de 20 contratantes neste ano. Agora tem voltado o tema de suas postagens aos serviços de utilidade pública. “Estou fazendo várias lives com profissionais de peso, levantando hashtags, aderindo a campanhas. Eu sei que estou a cada dia oferecendo a todos o meu espaço no Instagram para passar todas as informações possíveis”, explicou a também estudante de Nutrição que já bateu papo ao vivo com políticos da região e membros da saúde.
O atual momento fez até mesmo os que estavam acostumados com a tecnologia e a inovação a se reinventarem diante da grande busca por conteúdo, atrelada a maior responsabilidade de entrega.
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