A trajetória de Olavo borracheiro

04/06/2022

Num dos endereços mais comuns de Iguatu, Olavo borracheiro dá expediente atendendo clientes há mais de quatro décadas. Faz serviços simples de borracheiro. ‘Desembeiça’ pneu, verifica câmara de ar com furo, retira objetos perfurantes e até compra pneus usados para restaurar. Domina a profissão com perícia. Começou cedo a trabalhar e conhecer sobre pneus, restauração, calibragem, tempo de uso, desgaste e outros detalhes da vida de um pneu. É fácil saber que ele conhece bem. O cliente chega e Olavo dá o diagnóstico em questão de minutos.

Restaurar pneus é o jeito de ele de ajudar ao meio ambiente. Indiretamente, claro. Talvez o velho borracheiro não tenha nem percebido como é válida a ação dele em retirar um pneu velho que está circulando e encaminhar para restauração, evitando um acidente por desgaste da borracha, para que um novo pneu seja colocado para uso, quando aquele recuperado volta para reutilização.

Do casamento com a patroa Maria de Fátima, de 46 anos, nasceram quatro filhos. Eles têm profissões distintas: administrador, administradora de casa, advogado, mas faltou borracheiro. Maria Sá Penha, Maria Eliane, Ana Eugênia e Olavo Júnior. Olavo Júnior é formado em Direito, e Eliane, em Gestão Pública de Saúde.

Os filhos, orgulho do casal, seguiram caminhos diferentes na vida profissional. Na compensação, Olavo ensinou o ofício para a esposa. Dona Maria de Fátima afirma que aprendeu muito com ele. Lembra até quando a borracharia fazia todo tipo de conserto. O casal lembrou quando chegavam os pneus de trator, bem pesados, para fazer conserto, que para concluir precisava colocar água e só 20% de ar. “Pneu de trator tem que ter peso para não aumentar a força da tração”, lembrou. Mas com o passar dos anos e o aumento da frota de veículos, a borracharia passou a atender somente os consertos dos chamados carros de passeio.

Referência há 40 anos

Em mais de 40 anos como borracheiro, Olavo não acumulou riqueza, mas adquiriu algo muito maior. Construiu em torno do seu nome um mito. É o único do segmento que está há mais de 4 décadas no mesmo endereço. Não é por acaso que mora e trabalha no mesmo endereço, não precisa pegar lotação para chegar ao trabalho, também é conhecido com toda cidade. Se alguém perguntar “onde fica a borracharia do Olavo?, todos vão apontar para o mesmo endereço da Av. engenheiro Wilton Correia Lima.

Confortável é chegar à borracharia e encontrar Olavo sempre com sua disposição em ajudar e, melhor do que isso, solucionar o problema do cliente, para que ele siga sua viagem. Olavo garante que nunca chegou na borracharia, um pneu para consertar, que ele não tenha resolvido.

Olavo é mesmo um borracheiro nato. Começou a trabalhar na profissão aos 15 anos, com o irmão Miguel Edmar da Penha. Ele lembra que a borracharia era também no Prado, na antiga Rua 21 de abril, perto de um posto de combustíveis. Em 1972, ele trabalhou na borracharia de Manoel Mesquita, em 1974 seu irmão comprou a borracharia e no ano de 1977, ele comprou do irmão, negócio que mantém até hoje com muito orgulho e perseverança.

Um cara simples, tranquilo, discreto, mas sempre com o olhar debruçado sobre o que fazer para atender o cliente. E detalhe: ele é uma referência do bairro Prado e os moradores têm orgulho dele.

Olavo da Penha, hoje aos 67 anos, é um profissional experiente. É respeitado no meio onde convive, por ser uma celebridade, quando o assunto é conserto de pneus. Ele fala a linguagem do borracheiro que vive intensamente cada dia. Os equipamentos mais usuais do dia a dia estão sempre ali ao alcance da mão. Compressor de ar, vulcanizador, macaco-jacaré, descolador de pneus e chave de rodas. Sem esses, lembra o velho borracheiro, “você não vai a lugar nenhum”.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *