Acadêmicos de Filosofia da FASC apresentam trabalhos em Fórum Internacional

Ocorrido virtualmente, o fórum reuniu mais de 700 estudiosos das mais diversas áreas do conhecimento do Brasil e de outros países.

05/12/2020

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade São Francisco do Ceará (FASC) participaram do Fórum Internacional de Pedagogia – Edição Salamanca. O evento, realizado a partir da parceria entre a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP) e a Associação dos Alunos Brasileiros da Universidad de Salamanca (ABS), contou com o apoio de outras instituições de ensino superior brasileiras e ibero-americanas.

Ocorrido virtualmente, o fórum reuniu mais de 700 estudiosos das mais diversas áreas do conhecimento do Brasil e de outros países como Espanha, Chile, México, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Portugal e Argentina.

O docente Danilo Cezário acompanhou os quatro alunos que participaram do momento.  Conforme o professor Danilo, mestre em Educação, especialista em Ensino de Filosofia e História e Psicopedagogia, o fórum contribuiu de maneira significativa na desenvoltura acadêmica dos alunos. “O momento levou-os a pensar criticamente sobre as pontualidades dos conteúdos acadêmicos com a vivência cotidiana. Assim, ao mesmo tempo em que lhes desencadeou a escrita reflexiva, a experiência do evento internacional alargou a maneira de ver o mundo acadêmico”, afirmou.

Gosto pela pesquisa

Os alunos da FASC foram certificados pela apresentação dos trabalhos de cunho teórico reflexivo e ditos nas duas disciplinas cursadas por eles. O primeiro intitulado de “Filosofia e Linguagem na Educação: discutindo conceitos no Curso de Licenciatura em Filosofia”, dos alunos Felipe Gomes Pinheiro e Gonçalo Viana. O segundo trouxe a temática “Filosofia no Currículo educacional brasileiro: breve apontamento histórico”, dos alunos Wanderson Lopes de Aquino e Francisco Mardilanio Martins Pinheiro.

Para o aluno do quarto semestre do curso de filosofia, Wanderson Lopes, 28, o fórum contribuiu com transformações que só o ensino proporciona. “Essa foi a minha primeira participação em um evento como este. Nele pude perceber a verdadeira função da universidade que é construir e não simplesmente reproduzir conhecimento. Este fórum reacendeu em mim o gosto pela pesquisa e discussão dos resultados obtidos. Foi uma excelente experiência que recomendo a todos os universitários”, disse.

Saiba mais

Diante da atual conjuntura acadêmica no Brasil e somada à crise ocasionada pela pandemia da Covid19, o evento realizado no mês de outubro tratou como tema principal a “Pedagogia e educação para o desenvolvimento sustentável”, pautando o debate sobre o lugar da universidade, da educação e da pedagogia no contexto de uma sociedade comprometida com o desenvolvimento sustentável. A edição debateu ainda o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e sobre os reflexos e as possíveis consequências da atual pandemia no campo da pesquisa na graduação.

Os alunos cursam Licenciatura em Filosofia na FASC

FASC

A Faculdade São Francisco do Ceará (FASC) iniciou as suas atividades acadêmicas em Iguatu no ano de 2016, a partir da criação do curso de Administração, com a perspectiva de dar à instituição a mesma qualidade de ensino consolidada no estado da Paraíba com a FASP (Faculdade São Francisco da Paraíba), ou seja, uma identidade local com a presença administrava mais perto do aluno. Hoje a instituição oferece os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia e Nutrição.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *