A dona de casa Glauciene Alves foi uma das pessoas que pegou pelo menos uma muda de planta nativa. “Que iniciativa bacana! Já tinha pensado em plantar uma árvore na frente da minha casa, mas não queria nim, já basta os que têm na minha rua. Passei por aqui e garanti uma muda de ipê rosa. Além de fazer sombra tem flores bonitas. Espero que ele cresça logo”, comemorou.
A ação ambiental acontecida na Praça das Crianças, no Centro de Iguatu, foi alusiva ao 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Mais de 450 mudas de árvores nativas e frutíferas foram doadas. O evento aconteceu no formato drive-thru para evitar aglomerações. Além da distribuição de mudas, houve adoção de pets, distribuição de folhetos informativos e sachês de ervas medicinais naturais.
Danos ambientais
De acordo com Venâncio Vieira, secretário do Desenvolvimento Agrário, todas as mudas que foram levadas foram distribuídas. A ação aconteceu em parceria com Centro de Zoonoses e Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal. “O nosso objetivo é distribuir as mudas para os agricultores, para os produtores ou para as pessoas que queiram fazer a substituição do nim indiano. A nossa meta enquanto secretaria é disponibilizar a estrutura onde produzimos mudas nativas, ervas medicinais. Estima-se que o município tenha quase 1 milhão de árvores de nim indiano plantadas e elas vêm causando danos ambientais sérios. A distribuição dessas mudas é disponibilizar para as pessoas que queiram nos ajudar a mudar essa realidade”, destaca o gestor da pasta, afirmando que as mudas estão disponíveis para as pessoas que queiram plantar em áreas degradadas.
Biomassa
O objetivo da distribuição de mudas de árvores nativas é estimular a arborização no município aproveitando que as plantas se desenvolvem com mais facilidade. Dentro dessa proposta, as mudas são utilizadas no Programa Iguatu Verde. “A nossa proposta não é só distribuir as mudas, mas também fazer o plantio e recuperação de áreas seja em avenidas, em praças que têm o objetivo não só de plantar, mas de fazer todo o cuidado: o tutoramento, a poda, a proteção daquela planta e depois virá uma segunda etapa que será fazer a coleta das podas, triturar para a produção de biomassa”, destacou Vieira.
0 comentários