Sem ainda uma data prevista para o retorno às aulas presenciais por conta da pandemia da Covid-19, alunos do Instituto Federal de Educação do Ceará – IFCE campus de Acopiara receberam tablets com acesso à internet para de casa mesmo poder continuar os estudos.
O cantinho de estudos no quarto da estudante Liocélia Barbosa, 31, ganhou um reforço. É que agora ela assiste às aulas remotas através de uma tela maior, de 10 polegadas pelo tablet. “Antes pelo celular era muito ruim, não tenho internet em casa, os bônus que a gente colocava para usar rapidinho acabava. Com esse tablet melhorou muito, tem internet. Consigo estudar com mais conforto e tranquilidade. É tanto que tive que passar a usar óculos depois que passei a assistir às aulas pelo telefone. Meus olhos ficavam vermelhos, vista cansada. Agora não. Está bem melhor”, contou a estudante que está no quarto semestre do curso de Ciências Biológicas. Ela e mais 66 alunos do IFCE de Acopiara receberam um tablet com acesso à internet.
Os equipamentos foram doados para alunos de baixa renda de todos cursos da instituição que se enquadram nos critérios do programa do IFCE, como explicou a diretora da instituição de ensino, professora Eliane Coelho. “Essa iniciativa partiu da nossa reitoria para contemplar em todo os campis os estudantes que se enquadram nesse programa. Aqui todos os que solicitaram ganharam o tablet com chip. Entregamos 48 equipamentos, tem outros 18 alunos que irão ganhar. Os tablets já estão na instituição. Vejo com grande importância porque tem contribuído com a melhoria do aprendizado dos nossos estudantes”, ressaltou a diretora.
Adaptação
Diante desse novo cenário, os alunos e professores tiveram que se adaptar. A estudante Geovana Duarte, 19, ainda está se acostumando. “A gente assistir à aula pela tela ainda é bem difícil, porque a gente vinha acostumado a ter aquele aprendizado direto com os professores, tirava uma dúvida na hora. Agora é mais complicado. Mesmo eles tendo aquela disponibilidade pra gente. As aulas exigem da gente mais esforço e dedicação de tempo. Porque temos aulas que são gravadas e outras ao vivo. Mas esses equipamentos que a gente recebeu passaram a ajudar muito. Mas espero voltar logo pra sala de aula”, disse.
Os tablets serão dos alunos até mesmo quando retornarem as aulas presenciais. “Vai ser uma ferramenta a mais para auxiliar no ensino. Esperamos ver logo nosso campus com vida, com nossos alunos aqui”, ressaltou a diretora.
Sem data prevista para esse retorno, por enquanto as salas de aula do IFCE continuam vazias. O professor Claeton Fernandes também teve que se adaptar. Trocou o quadro para trabalhar com novos equipamentos. Passa agora mais tempo também no quarto, que transformou um cantinho em sala de aula. Usa uma câmera, o celular e o computador que auxiliam para ministrar as aulas. “Além de ter que estudar, planejar as aulas, agora tivemos que nos adaptar a aprender a manusear uma câmera, ver questão de enquadramento, de edição de imagens. O que passou a gente dedicar mais tempos às aulas e ao ensino remoto para nossos alunos, mas apesar de tudo tenho notado um grande interesse deles nas aulas, no desempenho do aprendizado”, destacou.
0 comentários