Acopiara apresenta altíssimo nível de transmissão do novo coronavírus

A cidade do Centro-Sul cearense está na lista de altíssimo nível de transmissão da doença.

30/01/2021

A cidade de Acopiara adotou medidas para reduzir a transmissão do novo coronavírus. A cidade do Centro-Sul cearense está na lista de altíssimo nível de transmissão da doença. Entre as medidas para diminuir os casos estão a ampliação da fiscalização e o aumento das testagens.

Nara Teixeira, professora da rede particular de ensino, depois de apresentar alguns sintomas de Covid-19, procurou na manhã de ontem, sexta-feira, 29, o Hospital Geral de Acopiara para realizar o exame Swab. “Meu irmão apresentou sintomas, fez o exame, deu negativo. Estou há três dias com gripe, um pouco de cansaço e com dor de cabeça. Vim fazer o exame. Espero que seja negativo. Vim logo porque pode até não ser. Não senti outros sintomas, mas é melhor prevenir”, disse a professora.

A precaução da professora é válida, isso porque a cidade em que mora tem apresentado crescimento do número de casos do novo coronavírus e mortes. O município registra 62 óbitos em decorrência da Covid-19; 1.438 casos confirmados; 1.304 recuperados; há 52 casos em investigação e a taxa de letalidade é de 4,3. Segundo Araqueline Louro, diretora do Hospital Geral de Acopiara, a procura de pessoas para fazer exames nas unidades de saúde aumentou. “Temos sentido esse aumento pela procura das pessoas. Estamos preparados para receber as pessoas que apresentem sinais mais graves da doença. As pessoas com sintomas mais leves devem procurar logo qualquer unidade de saúde”, ressaltou.

Segurança

Quem está na linha de frente sente mais segurança com a chegada da vacina. A auxiliar de laboratório Nágila Rosa, responsável em fazer exame nas pessoas que procuram a unidade de saúde, diz se sentir mais segura depois que foi vacina. “Dá uma segurança a mais. Tomei a primeira dose, tenho mais outra para tomar, mas acende para gente uma esperança essa vacina. Mas não descuido. A cada pessoa que vou fazer exame, troco de equipamentos de proteção, justamente para me proteger e proteger as pessoas”, apontou.

Acopiara é um dos 64 municípios do estado classificados com nível altíssimo para transmissão do novo coronavírus. Além de Acopiara, há outros 125 municípios classificados com transmissão alta ou altíssima do novo coronavírus.  Diante desse quadro, a Secretaria da Saúde alerta a população para que haja maior cuidado em relação à transmissão do vírus, para que não haja o agravamento da doença no município. “Desde março do ano passado que estamos realizando ações diárias no sentido de fiscalizar e orientar nossa população. Com essa vacinação acende uma luz, uma esperança que a gente vai se livrar dessa doença, mas não podemos descuidar. Não depende só da gestão. A gente precisa dessa parceria, da união das pessoas para barrar essa propagação da doença em nosso município”, afirmou Fábia Almeida, secretária da Saúde de Acopiara.

Conscientização

Mas nas ruas da cidade é fácil registrar pessoas sem máscara. Situação que preocupa principalmente pessoas do grupo de risco. “Desde quando começou essa pandemia, a gente não saiu de casa. Nós ficamos de quarentena na fazenda. A gente não deixava ninguém entrar. Era porteira fechada mesmo. Agora a gente vem na rua só comprar alguma coisa que esteja precisando, algum produto pra lida da roça e logo volta pra casa. Eu tenho medo porque tenho 70 anos, sou do grupo de risco. Falta conscientização das pessoas em usar máscara, uma coisa tão simples e necessária nesse momento”, ressaltou o agricultor José Queiroz de Alcântara.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *