Açude do Governo atinge capacidade máxima de armazenamento

15/04/2023

O vasto espelho d’água, que banha terras no Sítio Açude do Governo, no distrito de José de Alencar, em Iguatu, voltou a encher fazer a alegria dos moradores da localidade. É que o antigo reservatório, construído ainda no tempo do Império, por volta de 1880, atingiu a capacidade máxima de armazenamento, no início desta semana. “Ano passado ele também sangrou. Mas, este ano, diante das chuvas caídas em nossa região, voltou a sangrar de novo. Mas, antes dessas duas sangrias, tinha atingido a capacidade total apenas em 2011. Passou muitos anos seco, com um longo período de estiagem que atingiu nossa região”, contou o comerciário Ricardo Araújo.

Com a cheia, a antiga parede voltou a ficar coberta. O enorme paredão de pedras construído na década de 1880, pelos escravos, com mais de 6 metros de largura, é considerado um patrimônio histórico para os moradores daquela região. O reservatório, conhecido por Açude do Governo, foi uma das primeiras obras públicas edificadas em Iguatu, concluída em 1888. O objetivo, com a construção do açude, foi assegurar reserva de água para as famílias do Distrito de José Alencar e possibilitar o trabalho no campo, com plantio irrigado e a criação de animais, a partir do barramento do Riacho Carnaúba devido às secas. Para os moradores, o manancial ainda cumpre suas funções. “Esse açude tem uma importância muito grande porque abastece praticamente 100 casas em nossa comunidade. É um açude que tem muita serventia para a comunidade porque a gente depende dessa água de inverno a seca, da seca pro inverno. Apesar de estar muito aterrado, é importante para nossa comunidade. Sem esse açude, a comunidade não sobreviveria. Temos um prestígio muito grande por conta da existência desse açude”, destacou o agricultor José Bonfim, morador da localidade.

Na década de 1950, o Governo do Estado, com apoio do Governo Federal, construiu uma segunda parede, distante cerca de 30 metros da primeira, em pedra e cimento, mais alta, ampliando a capacidade do reservatório para 10 milhões de metros cúbicos, assegurando maior oferta de água para os produtores rurais ao longo do Riacho da Carnaúba. Mas, com o passar do tempo, o açude sofreu assoreamento e diminuição de seu volume. Atualmente, segundo batimetria feita pela COGERH, o açude tem pouco mais de 3,5 milhões de metros cúbicos.

Abastecimento, irrigação e pesca

O açude contribui com melhoria da qualidade de vida das famílias que necessitam de água, assim como para a economia da localidade e comunidades banhadas pelo Riacho da Carnaúba. “O reservatório serve para a criação de animais, tanto na região da Carnaúba, quanto do açude do Governo. Serve de fonte de renda para aquelas famílias que também sobrevivem da pesca. O açude do Governo é o mais antigo de Iguatu, foi construído em 1888, a primeira parede ainda na época do império. Foi ampliado em 1955. Por muito anos esse reservatório abastecia tanto a comunidade de açude do Governo como também a água era utilizada para plantio de cana de açúcar, anos depois serviu para o plantio de arroz no Riacho Carnaúba, por muitos anos atendia os agricultores. Hoje o reservatório praticamente atende o abastecimento humano da comunidade que tem aproximadamente 100 famílias, mais de 400 pessoas. Quando está com sua capacidade mais elevada, abastece as comunidades de Carnaúba, Angelim, e outras seguindo o curso do riacho carnaúba”, declarou o vereador João Torres, morador da comunidade.

De acordo com relatos de moradores, a construção do açude demorou muitos anos para ser concluída. É uma obra simples, mas que foi feita com muitas dificuldades na época, sem uso de equipamentos, com muito esforço manual para o transporte de pedras, cal, com auxílio de animais.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *