Açude Orós tem aporte de 11cm após rompimento de reservatórios em Quixelô

21/04/2020

A madrugada desta terça-feira, 21, na zona rural de Quixelô, foi de chuvas intensas na região. Cinco açudes particulares de pequeno porte arrombaram em diversas localidades. As águas tomam como destino o Açude Juscelino Kubitschek “Açude Orós” que recebeu aporte de 11cm em seu nível.

As chuvas variaram entre 145mm e 180mm nas localidades de Jiqui, Cunhã Poty, Gaspar, Umarizinho e Riacho do Meio, conforme medidores particulares. 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não possui posto oficial de observação em localidades rurais. O órgão meteorológico registrou pluviometria de 20mm na sede do município de Quixelô.

Na localidade de Jiqui, o sistema de abastecimento de água está interrompido em virtude do alagamento. Os reservatórios de pequeno porte destruídos ficam na localidade de Riacho do Meio.

Prejuízos

A Prefeitura de Quixelô, por meio de nota, informou que avalia os estragos causados pela chuva e as obras de recuperação devem começar nesta quarta-feira, 22.  Não há relatos de feridos ou famílias desabrigadas. Houve um rompimento de um bueiro na passagem molhada na região do Umarizinho. Uma passagem molhada cedeu na localidade. O município, por meio da Secretária de Agricultura, deve avaliar os prejuízos em áreas de cultivo de grãos (milho, feijão e arroz).

Açude Orós

A água dessa chuva escorre para a bacia do Açude Orós, o segundo maior reservatório do Ceará. O reservatório recebeu aporte de 11 cm. Com a recarga das últimas 24 horas, ele saiu de 19,19% para 19,49%, um volume de 6 milhões de metros cúbicos. O reservatório está agora com volume de 378 milhões de m3. Em 13 de março, o volume do Orós era de 4,84%.

Veja o vídeo abaixo:

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *