A pista do aeroporto Tomé da Frota, em Iguatu, passa, a partir do dia 01 de agosto, por obras de requalificação para melhorar a segurança operacional durante os pousos e as decolagens das aeronaves. Entre as ações que serão executadas, está a terraplanagem na faixa de pista, além de alargamento do bueiro em um canal que passa sob uma das cabeceiras.
A terraplanagem vai fazer uma preparação do terreno para funcionar como área de escape, melhorando a segurança para eventuais problemas em aeronave durante o pouso. A área de escape ficará com 30 metros de largura, sem inclinações, deformidades e buracos, em conformidade com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“Se a aeronave, porventura, sofrer o que chamamos na aviação de excursão de pista, ela terá condições de parar e não sofrer grandes danos, o que é fundamental para a segurança dos passageiros e para minimizar os danos na aeronave”, informou o gerente de Programas e Operações Aeroportuárias, Marcus Pacobahyba.
Já para o alargamento do bueiro do canal que passa por baixo da cabeceira, serão instalados anéis para ampliar a área nas laterais e tornar a faixa de pista constante entre as cabeceiras.
Relembre
Em agosto de 2021 a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) interditou o aeroporto Tomé da Frota, em Iguatu. A decisão por tempo indeterminado se deu por ausência no Sistema de Proteção da Área Operacional (SPAO). O documento do órgão aponta na época a incapacidade do equipamento em evitar a entrada de animais, pessoas e veículos. O local foi liberado dois meses depois após atender as exigências.
0 comentários