A Agência do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS passou a oferecer mais uma opção para as pessoas que não conseguem utilizar os serviços remotos, ou seja, não têm acesso à internet para anexar documentos em cumprimento de exigências de seus processos. Desde o início desta semana, as agências passaram a dispor aos segurados o serviço de agendamento para “Exigência Expressa”.
Em Iguatu, a urna é colocada na calçada da agência e fica disponível durante toda semana, de 7h às 13h. De acordo com o gerente da agência, a urna é voltada para pessoas que não têm acesso aos serviços remotos do instituto. “Mas antes de deixar o documento no local, é preciso agendar pelo telefone 135. A documentação solicitada será anexada ao requerimento feito pelo segurado. Todo dia, um servidor faz esse trabalho de coletar a urna. Vale ressaltar que as pessoas devem colocar apenas cópias dos documentos e que não precisam ser autenticadas em cartório. O envelope deverá ser identificado pelo lado de fora com nome completo; CPF; endereço completo; telefone; e-mail, se tiver; e número do protocolo do agendamento da ‘exigência expressa”, explicou Samir Bezerra, gerente do INSS de Iguatu.
Meu INSS – 135
Por enquanto as agências do INSS continuam fechadas para atendimento ao público. A previsão é que a abertura aconteça a partir do final deste mês. “A previsão é que a partir do dia 24 desse mês, mas, segundo o presidente do INSS, pode ser prorrogada por mais uma, duas semanas. Vai depender da presidência nacional”, complementou Samir.
De acordo com o INSS, as exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço, mas, durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentos adicionais para a conclusão do processo. As pessoas que necessitam saber quais documentos devem ser apresentados, podem acessar o Meu INSS ou ligar 135. O andamento do processo pode ser acompanhado pelo aplicativo ‘Meu INSS’ ou pelo número de telefone 135.
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