Agentes realizam trabalho de prevenção e conscientização em defesa do meio ambiente

05/11/2022

Cuidar do meio ambiente e promover ações de conscientização da população são alguns dos atributos do programa estadual Agente Jovem Ambiental – AJA. Em Iguatu, a atuação desses jovens tem sido mais vista pela população, diante dos casos de incêndios em vegetação, que vêm ocorrendo no município, principalmente como foram registrados nos distritos de José de Alencar e Gadelha, quando centenas de hectares de áreas de vegetação nativa, pastagem foram atingidas pelo fogo, matando animais e insetos, entre esses, abelhas.

“É lamentável a situação que a gente presenciou e continua vendo. O fogo consumiu muita coisa, produção agrícola, mata nativa, animais. É muito triste. Nosso trabalho é conscientizar as pessoas para evitar esses incêndios, porque a gente sabe que os resultados são verdadeiras tragédias ambientais”, afirmou Eliardo Lavor, agente jovem ambiental.

Com esse foco, eles promovem ações que abordam temas sobre educação ecológica, saneamento básico e arborização, por exemplo. Neste ano, dentro da semana voltada para a preservação do meio ambiente, os jovens realizaram um ato simbólico na Barragem do Alencar, com o objetivo de mostrar a riqueza natural daquele espaço que ainda preserva em seu entorno árvores nativas e vegetação típica da caatinga. Plantio de mudas de árvores nativas e realização de encontros e palestras com moradores sobre os cuidados com o meio ambiente integram as ações. “Não ficamos só com ações no foco da questão ambiental em si, abordamos os cuidados com os animais, principalmente para evitar o abandono e maus-tratos, buscamos incentivar uma cultura mais ecológica nas pessoas, trabalhando essa parte de educação ambiental. Em Iguatu, tem sido importante o engajamento dos jovens desses dentro programa”, afirmou o coordenador municipal do programa Weberton Alves.

Weberton enfatizou a importância da atuação dos AJAs, no trabalho de apoio às ações que são desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal, trabalhando a política ambiental, por meio de projetos de arborização, coleta seletiva, conservação e preservação dos mananciais, entre outros.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *