“Agosto Lilás” promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher

06/08/2022

Agosto é o mês nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O município de Iguatu iniciou na semana uma série de ações dentro da programação do ‘Agosto Lilás’, que busca intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha e os serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

O Centro de Referência da Mulher de Iguatu – CRMI, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania, é o equipamento que desenvolve ações de proteção e elaborou uma agenda pautando o tema na cidade.

Na semana foi debatida em live os “16 anos de Lei Maria da Penha, avanços e retrocessos na conjuntura atual e a interseccionalidade e violência contra mulheres negras. Na quarta-feira, 03, foi realizada no auditório da Urca – UDI Campus Multi-instucional Humberto Teixeira, uma roda de conversa sobre a interlocuções com a Rede de Atenção e Acolhimento à Mulher Vítima de Violência: Um Olhar sobre Violência Obstétrica, com representantes da rede intersetorial.

Nas próximas semanas serão realizadas ações nos CRAS de territórios com os grupos do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). Também acontecerão ações na cozinha comunitária, em escolas, em postos de saúde de alguns territórios, com o grupo de Mulheres Mães Guerreiras, haverá ainda outros espaços online de formação em parceria com a Urca, participações em rádios e lives temáticas.

Dados

Muitas mulheres vivem situações de violência dentro dos seus lares, locais onde elas deveriam se sentir protegidas. Em Iguatu, conforme levantamento do CRMI, 309 mulheres da cidade estão em acompanhamento. De janeiro a junho foram 23 mulheres. “Faremos um trabalho durante todo o mês de agosto no sentido de mostrar para a sociedade a importância de denunciar casos de violência contra a mulher. Não podemos e nem devemos ficar calados diante dos crimes que são cometidos diariamente”, afirmou Tatiana Abreu, coordenadora do CRMI.

O equipamento promove ainda parcerias com os Projetos de Extensão Prevenção à Violência Obstétrica no Parto Institucionalizado – PVOPI, e Projeto Sexualidade, função, práticas e posições sexuais na gestação de risco habitual.

 

Serviço

Telefone do CRMI: (88) 9.9246.8935

Instagram: @crm_iguatu

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *