Agricultor morre carbonizado em Quixelô

14/01/2023

Uma tragédia marcou nesta sexta-feira, 13, a família do agricultor Francisco Edmar Gomes, conhecido como ‘Seu Edmar’. De acordo com informações dos familiares, o agricultor participava de um ‘fogo de broca’, numa localidade da zona rural do município, quando foi atingido pelas labaredas e não conseguiu sair, morrendo carbonizado. Familiares e amigos lamentaram a morte do agricultor, muito conhecido por todos no município.

A broca, que consiste no corte das árvores para a formação das ‘coivaras’ (amontoado de galhos e raízes) para secar e queimar, visa a preparar o terreno para o plantio. Apesar da ‘queima’ ser uma prática não recomendada por órgãos ambientais, ainda por razões culturais e de tradição, muitos agricultores recorrem ao fogo na etapa final de preparo do solo. Além de causar danos à camada de Ozônio com a emissão de fumaça com toneladas de C02 (gás carbônico), a queima também mata todos os pequenos organismos vivos que formam o húmus, a camada superficial do solo.

O corpo do agricultor foi recolhido pelos peritos e conduzido na viatura do rabecão por uma equipe da PEFOCE, para o IML de Iguatu. Os órgãos da segurança e de meio ambiente orientam para evitar a prática das queimadas, inclusive o consumo de bebida alcóolica durante a ação.

 

MAIS Notícias
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos

Os dois homens acusados de assaltar uma farmácia da rede Drogaria Feitosa, na Rua Floriano Peixoto, centro de Iguatu estão presos. O assalto aconteceu na noite do domingo, 21 por volta das 19h. Imagens das câmeras de segurança do local mostram os dois homens armados,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *