Uma tragédia marcou nesta sexta-feira, 13, a família do agricultor Francisco Edmar Gomes, conhecido como ‘Seu Edmar’. De acordo com informações dos familiares, o agricultor participava de um ‘fogo de broca’, numa localidade da zona rural do município, quando foi atingido pelas labaredas e não conseguiu sair, morrendo carbonizado. Familiares e amigos lamentaram a morte do agricultor, muito conhecido por todos no município.
A broca, que consiste no corte das árvores para a formação das ‘coivaras’ (amontoado de galhos e raízes) para secar e queimar, visa a preparar o terreno para o plantio. Apesar da ‘queima’ ser uma prática não recomendada por órgãos ambientais, ainda por razões culturais e de tradição, muitos agricultores recorrem ao fogo na etapa final de preparo do solo. Além de causar danos à camada de Ozônio com a emissão de fumaça com toneladas de C02 (gás carbônico), a queima também mata todos os pequenos organismos vivos que formam o húmus, a camada superficial do solo.
O corpo do agricultor foi recolhido pelos peritos e conduzido na viatura do rabecão por uma equipe da PEFOCE, para o IML de Iguatu. Os órgãos da segurança e de meio ambiente orientam para evitar a prática das queimadas, inclusive o consumo de bebida alcóolica durante a ação.
0 comentários