O veranico no início deste mês trouxe reflexo no campo, mas a volta das chuvas nesta segunda quinzena alegra o homem do campo, que espera por uma boa safra. Em algumas roças de milho e feijão, plantas deixaram de se desenvolver pela falta de chuva no tempo certo, mas representa, segundo agricultores, uma perda mínima.
Na zona rural de Iguatu, já tem agricultor colhendo feijão. O milho demora mais um pouco. A produção é voltada principalmente para alimentação animal. “Já tô colhendo feijão-verde. Desde o início da semana que comecei a colher. Esse ano apesar de não tá fazendo muita chuva pra encher os açudes grandes, tá dando pra agricultura. Eu pelo menos tô satisfeito com resultado do meu plantio”, destacou o agricultor Fábio de Melo, moradora do sítio Barreira dos Pinheiros, que este ano plantou cerca de um hectare de milho e feijão.
E não deve faltar milho para os animais do agricultor Francisco Alves, mais conhecido como Teta. “A temporada de chuva está trazendo fartura pra gente. Esse ano o inverno está bom demais, nem se compara com o ano passado. Plantei meio hectare de feijão e milho. O feijão tá quase pronto. O milho vai demorar ainda mais tempo a colher. Tiro ele seco. A gente faz ração para os animais. O que a gente espera é que dê uma boa safra. Aqui já tirei mais de oito sacas de feijão. Espero tirar novamente este ano. O trabalho mais difícil já passou. Agora, esperamos pela chuva e período de colheita”, comemorou, afirmando que a terra está bem molhada. “Estamos tendo um inverno bom, graças a Deus”.
Esperança e confiança
No Ceará, oficialmente o período de inverno começa em fevereiro e segue até maio. “Pra gente aqui, o que de certa forma foi ruim, é que as chuvas começaram mais cedo. Recebemos a semente no tempo certo, mas atrasou um pouco o preparo de terra. A gente depende dos tratores da prefeitura. Mas depois deu certo. Teve esse preparo de terra. Quem plantou até o momento, creio que não se arrependeu”, acrescentou Teta. “Se Deus quiser, podemos ter uma safra recorde este ano. Quem plantou vai colher. O quadro mudou, as chuvas estão voltando nesse final de abril. Esperamos mais chuva em maio”, mostrou-se confiante Edmilson Rodrigues, secretário de Agricultura de Iguatu.
0 comentários