Agricultores devem colher boa safra de sequeiro em Iguatu

25/04/2020

O veranico no início deste mês trouxe reflexo no campo, mas a volta das chuvas nesta segunda quinzena alegra o homem do campo, que espera por uma boa safra. Em algumas roças de milho e feijão, plantas deixaram de se desenvolver pela falta de chuva no tempo certo, mas representa, segundo agricultores, uma perda mínima.

Na zona rural de Iguatu, já tem agricultor colhendo feijão. O milho demora mais um pouco. A produção é voltada principalmente para alimentação animal. “Já colhendo feijão-verde. Desde o início da semana que comecei a colher. Esse ano apesar de não fazendo muita chuva pra encher os açudes grandes, dando pra agricultura. Eu pelo menos satisfeito com resultado do meu plantio”, destacou o agricultor Fábio de Melo, moradora do sítio Barreira dos Pinheiros, que este ano plantou cerca de um hectare de milho e feijão.

E não deve faltar milho para os animais do agricultor Francisco Alves, mais conhecido como Teta. “A temporada de chuva está trazendo fartura pra gente. Esse ano o inverno está bom demais, nem se compara com o ano passado. Plantei meio hectare de feijão e milho. O feijão quase pronto. O milho vai demorar ainda mais tempo a colher. Tiro ele seco. A gente faz ração para os animais. O que a gente espera é que dê uma boa safra. Aqui já tirei mais de oito sacas de feijão. Espero tirar novamente este ano. O trabalho mais difícil já passou. Agora, esperamos pela chuva e período de colheita”, comemorou, afirmando que a terra está bem molhada. “Estamos tendo um inverno bom, graças a Deus”.

E não deve faltar milho para os animais do agricultor Francisco Alves, mais conhecido como Téta – FOTO WB

Esperança e confiança

No Ceará, oficialmente o período de inverno começa em fevereiro e segue até maio. “Pra gente aqui, o que de certa forma foi ruim, é que as chuvas começaram mais cedo. Recebemos a semente no tempo certo, mas atrasou um pouco o preparo de terra. A gente depende dos tratores da prefeitura. Mas depois deu certo. Teve esse preparo de terra. Quem plantou até o momento, creio que não se arrependeu”, acrescentou Teta. “Se Deus quiser, podemos ter uma safra recorde este ano. Quem plantou vai colher. O quadro mudou, as chuvas estão voltando nesse final de abril. Esperamos mais chuva em maio”, mostrou-se confiante Edmilson Rodrigues, secretário de Agricultura de Iguatu.

MAIS Notícias
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos

Os dois homens acusados de assaltar uma farmácia da rede Drogaria Feitosa, na Rua Floriano Peixoto, centro de Iguatu estão presos. O assalto aconteceu na noite do domingo, 21 por volta das 19h. Imagens das câmeras de segurança do local mostram os dois homens armados,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *