AL apresenta novo sistema de votação secreta virtual

13/06/2020

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

Os deputados estaduais do Ceará já podem fazer votações secretas de matérias de forma virtual com o novo sistema de votação desenvolvido para o período de pandemia do coronavírus, quando não estão acontecendo sessões presenciais na Assembleia Legislativa. A novidade vai permitir a votação de matérias como é o caso da punição ao deputado estadual André Fernandes (PSL) por quebra de decoro parlamentar. Fernandes enfrenta processo no Conselho de Ética por acusações contra Netinho Farias (PDT) sem apresentação de provas.

O presidente da Casa, José Sarto, apresentou o sistema de votação secreta durante sessão deliberativa por videoconferência realizada nesta quinta-feira, dia 11 de junho. 

Para participar e utilizar o novo sistema de votações secretas, os deputados participaram de treinamento na última reunião da Mesa Diretora e Colégio de Líderes, para entender o sistema e a tecnologia, que foi desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia de Informação da Assembleia Legislativa.

O presidente José Sarto ressaltou a segurança que os colegas parlamentares terão para fazer a votação secreta nos projetos que exigirem o dispositivo. “Lembro aos deputados que precisam habilitar os seus celulares para podermos realizar votações secretas, quando for oportuno”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará destacou ainda que a plataforma já poderá ser usada em votações secretas futuras, pois o sistema está pronto para utilização. “Como qualquer outra matéria sigilosa obedecem a ritos especiais, não usaremos o sistema hoje, mas devemos utilizá-lo em breve”, afirmou o deputado estadual José Sarto.

Na quinta-feira, dia 11, os deputados estaduais realizaram uma sessão extraordinária do Sistema de Deliberação Remoto para encaminhar a votação de matérias que visam ao reforço do combate ao novo coronavírus. Foram lidos um veto e um projeto de lei do Poder Executivo, um projeto de decreto legislativo da Mesa Diretora, sete projetos de lei de autoria parlamentar, um projeto de indicação e um ofício.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *