Lucas Kauã, estudante de 15 anos, classificou-se para a grande final do programa ‘Ao pé da Letra’, espécie de reality show (soletrado) promovido pela Secretaria de Educação do Estado, com a participação de estudantes da rede pública de educação.
Lucas cursa o 1º ano do Ensino Médio na escola Adauto Bezerra. Ele chegou à final após vencer as duas etapas regionais, em nível de CREDES-Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, disputando com estudantes de escolas de municípios da região.
Na primeira fase participaram todas as escolas da CREDE-16, que abrange os municípios de Iguatu, Acopiara, Catarina, Jucás, Cariús e Orós. Após esta fase e já classificado, Lucas disputou com estudantes de municípios das CREDES, 14, 15, 17 e 18 e se classificou para a grande final que ocorrerá em Fortaleza no próximo dia 25 deste mês. Será a fase estadual e o candidato representante do Centro-Sul vai disputar com outros 15 estudantes das outras CREDES. Antes, nos dias 16, 17 e 18, os finalistas estarão em Fortaleza, no próprio ambiente onde ocorrerá a final, para uma prévia, uma espécie de ensaio do grande evento. Na final, os candidatos soletrarão palavras que serão sorteadas aleatoriamente. Os candidatos concorrem a um notebook (1º lugar), um tablet (2º lugar) e um celular (3ª colocação).
Desempenho diferenciado
Filho único, Lucas Kauã nasceu no município de Acopiara, mas se mudou com a família para o Rio de Janeiro aos quatro meses de vida. Retornou ao Ceará neste ano de 2019 passando a morar em Iguatu com a mãe Luzia Teófilo. Estudou numa escola particular no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, mas a partir do 1º ano do Ensino Médio ingressou na Escola Adauto Bezerra, da rede estadual. O estudante demonstra interesse profissional na área de Letras, não necessariamente para sala de aula, mas em gestão escolar. Sonha em ir para a faculdade e fazer graduação em Letras.
Os professores do Adauto Bezerra, os coordenadores pedagógicos Antônio Geymissom e Sueli Cavalcante são unânimes na afirmação de que o estudante explora suas habilidades na área de Letras já agora, tendo vencido as etapas de classificação do ‘Ao Pé da Letra’ ficando entre os 16 candidatos classificados em nível de estado. “Ele é um aluno muito dedicado, gosta de leitura, gosta das letras, gosta dos textos e isso o torna diferenciado no quesito desempenho”, disse o professor Geymissom.
Lucas já havia se destacado quando foi o campeão do “Spelling bee” (soletrando em inglês) que aconteceu em abril deste ano no Centro Cearense de Idiomas, (no antigo CVT) órgão que oferece cursos de inglês para estudantes da rede pública. O “Spelling” aconteceu com a participação de estudantes de escolas públicas da cidade, que estão no ensino médio.
0 comentários