Alunos do curso de Operador de Turismo Receptivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará, Senac, em Iguatu, realizaram um evento para celebrar a formação da turma, na noite da segunda-feira, 21. A noite do turismo como foi chamada marca o avanço na formação de profissionais que irão atuar nesse segmento com o objetivo de alavancar esse setor pelo menos em quatro municípios da Região Centro-Sul (Iguatu, Jucás, Icó e Orós), cada um com sua diversidade de atrativos: gastronômico, religioso, histórico e de aventura.
“Esse momento é um marco para o turismo de Iguatu. A gente ressurge com o segmento do turismo de uma forma mais latente mostrando a possibilidade que temos condições de desenvolver o turismo na região nessa rota turística que compõe os municípios de Iguatu, Jucás, Orós e Icó. Trazer esse curso de Operador de Turismo foi muito importante, ainda mais com essa turma cujos alunos mostraram um potencial muito bom. Eles desenvolveram durante esse curso quatro produtos, três rotas turísticas e um documentário contando um pouco da história de pessoas que atuam no setor da gastronomia e acabam sendo uma inspiração no segmento da gastronomia”, destacou Marcone Oliveira, coordenador pedagógico do Senac, falando sobre o protagonismo dos alunos que realizaram todo o evento e o desenvolvimento dos projetos que poderão ser inseridas no mercado dentro do turismo religioso, turismo de aventura, histórico. “Estamos aqui enquanto Senac para abraçar essa parceria com o Sebrae, Prodeter e alavancar o turismo da nossa região”, disse.
Dâmaris Correia, analista do Sebrae, também destacou o potencial da turma mostrando o empenho deles em fortalecer a cadeia produtiva do turismo na região. “Estamos orgulhosos por poder estar liberando para o mercado de trabalho esses alunos que mostraram o quanto são talentosos, mostrando principalmente essas rotas turísticas, onde cada uma delas são bem estratégicas mostrando que tem mercado para todas as três e para outra mais que vierem a surgir. E o que é legal é que tivemos dificuldades em abrir esse curso em Iguatu, mas que através dessa turma já aumentou a procura pelo curso. E em breve vai ter uma nova turma desse curso aqui. Esse curso já capacitou pessoas em Jucás, Icó, Orós e agora finalizamos com Iguatu. São os quatro municípios que trabalham com turismo aqui na Região Centro-Sul. E reforço também por ser gestora do projeto Rota das Tradições desde já fazer um convite especial. Estamos organizando o lançamento da Rota, dia 27 de novembro, desde já os empresários que contemplam o segmento do turismo estão convidados a fazer parte desse momento desses municípios da Região Centro-Sul cearense”, pontuou a gestora
Rotas do Turismo
Durante o evento foram apresentadas três rotas voltada para o turismo em Iguatu: a Rota Sagrada que tem como público-alvo pessoas cegas, de baixa visão, com passeios por igrejas, pontos de lazer e entretenimento noturno; a Rota da Telha, focado no público idoso e a Rota Gastronômica, tendo como público-alvo pessoas que apreciam uma boa gastronomia com o foco em restaurantes mais sofisticados.
Dentro do evento, aconteceu exposição de artesanato, degustação de alimentos, mostra de produtos, veículos e serviços, além de música ao vivo com a participação do cantor Ricardo Daniel. O público presente também pôde assistir a um documentário com personagens que atuam no segmento da gastronomia em Iguatu, profissionais experientes, assim entre esses também empreendedores que estão iniciando a atividade mas já com bastante sucesso.
0 comentários