Estudantes do 5º ano da Escola de Ensino Infantil em Tempo Integral São Sebastião, no distrito do Barro Alto, em Iguatu, participaram na quinta-feira, 28, de uma aula diferenciada sobre o gênero textual notícia e tiveram a oportunidade de explorar de perto a estrutura e as características de um jornal impresso.
A iniciativa integra o componente curricular de Língua Portuguesa, focado em apresentar aos alunos as peculiaridades dos gêneros textuais trabalhados ao longo do ano letivo. Nesta ocasião, os exemplares do tradicional Jornal A Praça, principal veículo de comunicação impresso de Iguatu e região há 23 anos, foram disponibilizados pela própria redação, promovendo um aprendizado dinâmico e prático.
A professora Gecineuma Nogueira, responsável pela atividade, destacou a relevância do exercício para a formação dos alunos. “Foi um momento rico onde trabalhamos na prática o gênero jornal, sua estrutura, características e finalidade”, comentou. A experiência, segundo ela, também serviu para reforçar a importância da leitura de textos impressos em um mundo cada vez mais digital.
A aula incluiu uma roda de leitura, na qual as crianças analisaram as seções do jornal, identificando manchetes, subtítulos, editoriais e reportagens. O contato direto com o meio impresso permitiu aos alunos compreender melhor o papel do jornalismo na sociedade e a importância de um veículo local como o A Praça.
Desenvolvendo senso crítico e argumentação
Além de ampliar o conhecimento sobre a estrutura de uma notícia, a atividade buscou fomentar habilidades críticas. “Foi uma aula simples e dinâmica, onde muitas crianças tiveram a oportunidade de despertar o senso crítico e a capacidade de argumentação”, completou Gecineuma.
Os alunos não apenas aprenderam sobre o gênero textual, mas também vivenciaram um pouco do universo jornalístico local, um marco histórico em Iguatu. A prática, que conecta teoria e realidade, reforça o compromisso da escola em oferecer uma educação significativa e conectada com o cotidiano.
Perspectivas educacionais
Com atividades como esta, a Escola São Sebastião demonstra como o uso de materiais locais e tradicionais pode enriquecer o aprendizado. A valorização de um jornal impresso em tempos de alta tecnologia não apenas resgata a importância dos meios tradicionais de comunicação, mas também estimula a leitura e o interesse dos jovens por diferentes formatos de informação.
“Consolidar o aprendizado sobre gêneros textuais por meio do jornal foi essencial para o desenvolvimento dos alunos. Eles saíram dessa experiência com uma visão mais ampla sobre o jornalismo e sua função na sociedade”, concluiu a professora.
A aula deixou uma marca positiva nos alunos e reforçou o papel transformador da educação em conectar práticas pedagógicas às vivências da comunidade.
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