Em um esforço conjunto para abordar a preocupante problemática da gravidez na adolescência e seus impactos, alunos do 1° ano na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Governador Adauto Bezerra, em Iguatu, iniciaram um trabalho de pesquisa voltado ao tema. Vinculado à disciplina de Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTTPS), ministrada pela professora Silmara Benigno, e com a orientação adicional da professora Cynthia Neves, o projeto visa a aumentar a conscientização sobre os riscos associados à gravidez precoce.
Desde agosto, os oito alunos envolvidos – Ana Lívia, Alysson Oliveira, Hudson Garcia, Marcos Antônio Lima, Rayane Alves, Vitória Kauane, Vitória Kayllane e Waleska Nascimento – têm dedicado tempo e esforço à produção de um artigo acadêmico abordando o tema. O prazo para conclusão está previsto para o final de novembro.
O projeto não apenas envolve a pesquisa teórica, mas também incentiva os alunos a realizar pesquisas de campo, coletando dados diretamente da comunidade escolar e consultando especialistas. Acreditando que essa abordagem prática enriquecerá significativamente o aprendizado dos alunos, a equipe docente está comprometida em orientá-los em cada etapa do processo.
Levantamento
Com dados preliminares já levantados pelos estudantes, tornou-se evidente que a gravidez na adolescência impacta diretamente o desenvolvimento escolar. Os números sugerem que, a cada 10 alunas grávidas, pelo menos 4 acabam abandonando a escola. Essa descoberta destaca a urgência de ações educativas e preventivas para lidar com esse desafio.
O trabalho conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). “Estamos mostrando que nas escolas públicas de tempo integral estão sendo desenvolvidos trabalhos que têm a função de ajudar a sociedade, estudando e compartilhando conhecimentos sobre esses temas relevantes para a população. Alunos de Iguatu estão produzindo trabalhos essenciais para toda a comunidade”, afirmou a professora Cynthia Neves.
“Estamos ansiosos para compartilhar os resultados finais deste projeto em breve e agradecemos o apoio contínuo de todos os envolvidos. O comprometimento dos alunos em abordar uma questão tão relevante demonstra o potencial impacto positivo que a educação pode ter na adolescência”, disse Silmara.
O objetivo do projeto não se limita ao âmbito escolar. A equipe espera expandi-lo para todas as escolas da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 16 no próximo ano e apresentá-lo no Ceará Científico 2024. No entanto, neste ano, a pesquisa foi desenvolvida exclusivamente dentro da instituição.
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