Iniciaremos o ano vindouro com mudanças no governo federal, estadual e ao que nos parece no nosso gestor municipal. No mercado imobiliário sem dúvida alguma teremos impactos que acredito virão com grande positividade.
Na esfera federal se divulga que serão ampliados e melhorados os programas sociais da casa própria, uma vez que foi no governo Lula que essas políticas foram implantadas. O acesso ao crédito com mais facilidade e programas que atendam todas as faixas salariais serão um dos desafios do novo governo. Essa análise parte do princípio que o setor da habitação foi responsável por uma grande geração de emprego e renda na gestão anterior do presidente eleito. Com a ampliação dos programas habitacionais, se espera que o emprego formal seja alavancado e o desemprego tenha queda significativa.
No âmbito estadual o governo certamente seguirá os caminhos trilhados pelo gestor federal, primeiro por ser da mesma ala política e também por entender que ao gerar empregos, a renda do trabalhador tem aumento significativo, oportunizando que possa ter condições de melhorar a estrutura da casa que possui, além de possibilitar que os que moram de aluguel possam realizar o sonho da casa própria.
No caso da nossa cidade de Iguatu localizada na Região Centro-Sul do estado, nos últimos anos temos visto uma ampliação da implantação de loteamentos, fato de grande importância para a urbanização do nosso município, que reduz o déficit habitacional e ao mesmo tempo tem gerado emprego e renda. Infelizmente as áreas destinadas ao poder público (áreas institucionais), que são espaços destinados a implantação de postos de saúde, parques, praças, entre outros equipamentos, encontram-se sem ser utilizadas/aproveitadas, que aliás tem sido um problema em quase todas as cidades. Esses espaços constituem-se em uma aquisição de lotes pelo futuro morador, um dos requisitos que aquele vislumbra para a aquisição do lote e sua futura moradia. É sabido por todos que se avizinha um processo eleitoral conforme determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral, e cria-se nos munícipes uma grande expectativa em relação a quem fará em breve a gestão do município. Para os participantes do mercado imobiliário no município, quais sejam os corretores, construtores e compradores, espera-se que a política de instalação de loteamentos continue sendo uma realidade, mas soma-se a isso a necessidade de que a participação do ente público seja efetiva, possibilitando que os loteamentos sejam espaços de convivência não apenas de moradia, mas que as questões sociais e econômicas sejam levadas a efeito de forma organizada e sempre voltadas para o bem estar dos moradores daquele espaço, com a instalação de praças, equipamentos de saúde, parques e outros procedimentos que regem o plano diretor do município.
Por fim, desejamos aos nossos leitores um natal de muita luz em nossos caminhos, e um ano novo no qual tenhamos força e determinação para enfrentar e vencer os mais diversos desafios.
Até breve!!!!
0 comentários