APAE de Iguatu retoma atividades após impasse

20/08/2022

A paralisação das atividades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Iguatu pegou todos de surpresa, principalmente familiares das mais de 250 crianças, adolescentes, adultos e idosos que são assistidos pela instituição. A medida se estendeu por dois dias e se deu em decorrência de um impasse entre a unidade e o poder público municipal.

A associação filantrópica funciona há mais de 22 anos em Iguatu e tem em seus quadros sete profissionais cedidos pelo município, por meio de convênio, que foram desligados. Por se tratar de prestadores de serviços essenciais, a saída deles influenciaria na rotina da APAE.

O município não se manifestou de maneira oficial. A reportagem apurou que o poder público segue na transição no desligamento de funcionários contratados que serão substituídos por efetivos e que a troca acarretou o impasse gerado. “Felizmente, a situação foi contornada. Tranquilizamos e agradecemos nossos demais parceiros. São prestadores de serviços que não poderíamos abrir mão. Não víamos outra forma que não paralisar. Manter isso tudo não é fácil, e essa sintonia de todos é fundamental para continuar fazendo a diferença na vida da comunidade”, afirmou Iêda Couras, diretora da APAE Iguatu.

Na sede no Centro, e na Casa Lar Juvenal e Arlinda Nogueira, são ofertados atendimentos no segmento de terapias, atividades físicas, entre outras ações realizadas diariamente. Atualmente, 250 famílias recorrem à APAE para atendimentos e atividades educacionais para pessoas associadas à instituição.

Calendário

A APAE de Iguatu enfatizará na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2022, de 21 a 28 de agosto, a necessidade do empenho de toda a população na luta pela eliminação das barreiras intransponíveis para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. O objetivo é fortalecer a conscientização inclusiva, e despertar na população não somente uma reflexão, mas a inspiração de mudanças para identificar e colocar um ponto final em ações, comportamentos e concepções que desagregam e se materializam em muros, nas mentes e nos corações da sociedade. A programação conta com oficinas, caminhada, mesa redonda e roda de conversa.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *