Inaugurada na segunda-feira, 08, a tão esperada Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Iguatu (HRI) passa a servir a população da região com seus 10 leitos. A inauguração ocorreu de forma virtual, através de live com a participação do prefeito Ednaldo Lavor (PSD) e do secretário de Saúde, Georgy Xavier. A vinda dos equipamentos ajuda no enfrentamento à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. E na semana da sua inauguração, até ontem sexta-feira, 12, 50% dos leitos já estavam ocupados.
A vinda dos leitos faz ampliar a oferta local para 20 leitos, uma vez que já funciona a UTI no Hospital São Vicente, credenciada pelo SUS. “Conseguiremos, com esse serviço, ampliar a capacidade de atendimento de casos graves para os pacientes da região”, pontuou o prefeito Ednaldo Lavor.
Cinco pacientes ocupam os leitos do HRI. Os leitos são regulados pelo estado e por isso estão à disposição de todos os municípios do Ceará, porem a macrorregião que compreende nove municípios do Centro-Sul vem tendo prioridade.
O sistema de UTI é composto por ventiladores pulmonares (respirados) cardioversor, monitor cardio parâmetro, e bomba de fusão. Quase 20 profissionais receberam capacitação sobre como operar o ventilador mecânico e realizar intubação em pacientes portadores de COVID-19. A contrapartida do município foi em estruturar o espaço, garantir a aplicação da rede de gases e um gerador de energia. O investimento, conforme a pasta de saúde local, foi orçado em quase R$ 800 mil.
A UTI e o Setor de Isolamento foram denominadas de Dra. Lúcia de Fátima Dantas de Abrantes, e Dr. Carlos Ronald Correia, respectivamente. Ambos profissionais médicos foram vítimas da Covid-19.
Casa de Saúde e São Vicente
É articulada junto ao estado o credenciamento de mais 10 leitos para o Hospital e Maternidade Agenor Araújo (HMAA) ‘Casa de Saúde’. “Temos uma ocupação média de 80% da UTI do Hospital São Vicente e com a abertura de mais dez leitos da UTI do Hospital Regional, além da enfermaria, vamos ampliar a estrutura de assistência aos moradores”, acrescentou o secretário Georgy Xavier.
0 comentários