Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto

29/03/2025

 

A artesã e artista plástica Silvanir Paulino atualmente trabalha na pintura de telas inspiradas nas cores e traços do artista pernambucano Romero Britto. A ideia é montar em breve uma exposição com as telas que vem pintando. Silvanir utiliza a técnica acrílica sobre tela e as obras têm ganhado destaque e elogios das pessoas que passaram a apreciar ainda mais o trabalho desenvolvido pela artesã.

“Eu comecei a pintar em pedras há algum tempo. Iniciei através de um amigo que me indicou, a partir daí despertei pra pintura. Um tempo depois através de pinturas de vasos de plantas que eu também faço, uma pessoa me fez uma encomenda da releitura de uma obra de Romero Britto, em um vaso de planta, isso despertou em mim o interesse em investir nesse tipo de pintura. São lindas as obras de arte dele que trabalham todas as cores, bem colorido. Eu gostei muito, acho muito bonito, passei a me dedicar, comprando as telas e fazendo as pinturas, em apaixonei”, conta a artista bastante empolgada com o resultado.

A divulgação nas redes sociais apresenta resultados para a artista. “Já saíram alguns trabalhos, algumas encomendas. Estou deixando aí para quem sabe logo em breve fazer uma exposição. Mas, até então vou pintando, vou criando, vão surgindo novas ideias que vamos colocando em telas. Uso as redes sociais para mostrar o que faço, já divulguei também no Encena, um projeto que acontece no nosso bairro. Muita gente gosta, recebo muitos elogios,” disse.

As cores e os traços realmente chamam atenção. “Eu tenho trabalhado muito com as cores porque a pintura é uma terapia, para mim tem sido muito terapêutica, a arte como um todo é uma terapia. Eu quando passo a desenvolver a arte colocando cores nas telas, passando as releituras de Romero Britto, um artista nordestino, pernambucano que eu tanto gosto e admiro o trabalho dele. É muito terapêutico, tem sido muito prazeroso”, pontuou.

Saúde mental

Silvanir é arte educadora, servidora pública do município e desenvolve trabalho junto ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. “Eu faço nos finais de semana, alguma feriado pra colocar em pratica as pinturas. Tem me ajudado muito. Estamos num mundo muito adoecedor. A gente precisa usar a nossa mente em coisas saudáveis. Eu indico a pintura demais. Também estou aberta a ensinar as pessoas que tenham interesse em aprender. Eu sou artesã da saúde mental de Iguatu, eu trabalho com isso. Dando aulas em grupos terapêuticos. É algo que tem me ajudado bastante, eu trabalho com isso há 11 anos.”

Assim como Britto, a artista busca transmitir alegria em seu trabalho. Releitura é diferente de cópia. É uma obra inspirada em outra obra (interpretações de uma obra original), ou seja, é possível identificar a original na qual foi inspirada, portanto releituras estão livres de direitos autorais. Quem ainda não conhece o trabalho de Silvanir basta seguir nas redes sociais entre esses o @doidadepedra e o @silvanirpaulino onde se pode ter contato a obra da artista iguatuense.

MAIS Notícias
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente

As obras de reforma da sede da Prefeitura de Iguatu estão paralisadas desde a eleição de 2024. Mesmo com placa identificando a obra, com valor, órgão responsável e prazo de entrega, não há nenhum operário no local, apenas um homem numa ‘gurita’ que se identificou como...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *