Artista usa grafite e muda cenários da cidade

09/04/2022

O mais recente trabalho de Thiago Souza está estampado em uma das paredes internas da Biblioteca Municipal Dr. Matos Peixoto, no Centro de Iguatu. A arte foi grafitada esta semana e deixou o espaço infantil mais bonito e atrativo para os pequenos leitores.

O multiartista Thiago Souza há 12 anos iniciou no grafite. “Comecei a grafitar há uns 12 anos. Nessa época enfrentei muitas dificuldades relacionadas ao próprio uso do material. Não dominava as técnicas, como pressão, direção e fluxo dos sprays. Hoje com pouco mais de experiência já consigo obter resultados mais qualificados”, ressaltou o artista que usa o grafite como forma de expressão cultural e educacional também.

Arte e fonte de renda

Segundo Thiago, a arte do grafite em Iguatu ainda é pouco difundida. “Visto que, por muitas vezes, é confundida com a pichação. Mas, mesmo assim, essa arte está conseguindo aos poucos ser introduzida. Podemos ver um ou outro portão de loja já grafitada, e isso é bom! Eu mesmo já consegui mostrar um pouco dessa arte no equipamento unificado PEC aqui do município de Iguatu, recentemente grafitei a murada da Escola de Saúde Pública de Iguatu, que teve uma boa repercussão positiva. Meu sonho é disseminar a arte do grafite com crianças e adolescentes para quem sabe no futuro outras pessoas venham a se profissionalizar na área e ter não somente uma arte, mas uma fonte de renda”, concluiu Thiago.

Valorização

Para a produtora cultural Carlê Rodrigues, o grafite é uma ferramenta que utiliza a arte como forma de enfrentar a violência, disseminar a cultura, entre outras ações, em que o artista expressa seus sentimentos, para difundir uma cultura da paz no mundo. “Já conheço o trabalho de Thiago Souza. Ele desenvolve bem e expressa as temáticas que são repassadas voltadas para a cultura, educação, esporte, meio ambiente e de combate à violência”, disse.

Carlê acrescentou que é preciso uma maior valorização dessa arte e concorda com o pensamento de Thiago, quando espera um dia poder repassar essa arte para mais pessoas. “Eu acho que é uma arte que tem pouca expressividade aqui no município. São poucos artistas que trabalham com o grafite, mas que não têm de certa forma o trabalho reconhecido e valorizado. Justamente porque as pessoas acham que é muito caro, acham que é muito fácil fazer esse trabalho, quando na realidade é uma arte que requer muita dedicação dos artistas, estudo, pesquisa. Tem também a questão da marca do artista, do traço, do desenho, das características do artista”, apontou a produtora cultural.

Serviço

As pessoas podem conhecer mais sobre os trabalhos de Thiago Souza, que é professor de hip-hop, fotógrafo, através de suas redes sociais: @thiagocia5.

MAIS Notícias
Trecho da Perimetral sem pavimento incomoda usuários
Trecho da Perimetral sem pavimento incomoda usuários

Um trecho da Av. Carlos Roberto Costa (Perimetral) ainda sem pavimento gera desconforto, e usuários reclamam pedindo a conclusão total das obras. É o único local da pista de rolamentos em toda Perimetral que falta finalizar com a colocação do piso com blocos de blocos...

Talento e paixão de estudante por desenho rendem reconhecimento
Talento e paixão de estudante por desenho rendem reconhecimento

O iguatuense Luís Henrique, 17, está no terceiro ano do ensino médio e tem se destacado por sua paixão pelo desenho. Desde criança, ele se encantou com os traços, inspirando-se nos desenhos que seu pai fazia e nas revistas em quadrinhos que lia. Contudo, foi durante o...

Odontólogos e município vivenciam impasse em Iguatu
Odontólogos e município vivenciam impasse em Iguatu

Os odontólogos de Iguatu estão em estado de greve desde o dia 17 de junho, reivindicando a implantação do piso salarial. A categoria, composta por 34 servidores, é a única da Atenção Básica que ainda não conquistou esse direito. “É um direito constitucional. Desde o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *