A 18ª Edição do Festival de Música da Ibiapaba – Festival MI prossegue até hoje, sábado, 29, com extensa programação: oficinas, apresentações artísticas, feirinha de artesanato, gastronomia, entre outras dezenas de atrações na cidade de Viçosa do Ceará. De Iguatu pelo menos três pessoas foram selecionadas e estão participando do evento. O objetivo é buscar capacitação, conhecimento, trocas de experiências e muito mais que o festival proporciona.
O evento é bastante concorrido, 804 pessoas de todo o Estado foram selecionadas, 62 oficinas presenciais ministradas por 35 professores e professoras. O músico e produtor cultural Michel Prudêncio, a produtora cultural Katrinah Neiva e o músico e maestro Fábio Rodriguez e integram o grupo de representantes da Região Centro-Sul cearense. “Eu já tinha tentado outras vezes participar deste renomado festival e este ano consegui. Está sendo uma experiência única. Muito aprendizado. Uma reciclagem para a gente que trabalha com cultura”, apontou Prudêncio, ressaltando a importância do evento para o conhecimento e formação para quem participa. “Festival maravilhoso que promove muitos encontros de profissionais da música e das artes do estado inteiro. Estou cursando a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais onde estamos aprendendo muitas novidades, muitas técnicas que vão facilitar pra gente e se profissionalizar cada vez mais”, disse.
Ainda de acordo com Michel Prudêncio, o festival tem uma programação que proporciona um grande desenvolvimento profissional. “É maravilhosa essa programação, cada momento, cada fala, cada coisa que é repassada, os professores são profissionais de altíssimo nível. É um evento transformador na vida de quem participa. Estou muito feliz e honrado em participar do festival. Gostaria de parabenizar o Governo do Ceará, Secretaria da cultura, a prefeitura de Viçosa e todas as instituições envolvidas no evento que estão garantindo uma fruição cultural dessa magnitude, no interior. Sou grato por essa oportunidade. Se Deus quiser ano que vem quero estar de volta. Viva a cultura do nosso Ceará”, complementou Prudêncio.
Sentimento também parecido de outros participantes, como destacou a produtora cultural Katrinah Neiva. “Estou gostando muito do festival, a mobilidade, a acessibilidade do evento é maravilhosa. Estou fazendo a Oficina de Projetos Culturais, um conteúdo incrível. Foi uma semana intensa e cheia de muitas atividades e conhecimentos. A gente vai voltar para Iguatu cheio de novidades, muita garra para trabalhar e muita coisa pra fazer”, declarou.
São 62 oficinas contemplando os mais variados segmentos das artes. O maestro e músico também de Iguatu, Fábio Rodriguez, falou sobre a participação no festival, que teve a oportunidade de ser participar da oficina de Regência de Banda e Orquestra com o maestro Marcos Sadao Shirakawa, da Banda Sinfônica de São Paulo. “Está sendo uma experiência maravilhosa, interessante, troca de informações, de contatos, estou conhecendo várias pessoas, vários maestros não só do estado do Ceará, mas do Brasil. Vai agregar muito no meu trabalho. Estou aqui tentando aprender mais, pegar mais conteúdos, mais informações para levar um pouco disso tudo para nossa região”, pontuou Fábio Rodriguez, que é maestro, professor do curso de sopros e também criador da Camerata de Sopros Humberto Teixeira, da Escola de Música Popular de Iguatu. Fábio participa da Oficina de Regência de Banda e Orquestra.
Saiba mais
Em sua 18ª edição, o Festival se consolida como peça fundamental do processo de descentralização de políticas culturais e desenvolvimento da cultura musical do Ceará. O Festival Mi, um dos principais encontros de formação musical para alunos da rede pública estadual, músicos e instrumentistas do Ceará, acontece de 22 a 29 de julho em Viçosa do Ceará, com uma programação recheada de oficinas, shows e palestras. É uma realização do Governo do Estado do Ceará e Secretaria da Cultura, por meio do Centro Cultural Porto Dragão e Hub Cultural do Ceará, geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar. Tem parceria com a Secretaria da Educação, a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Sebrae Ceará e o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE).
0 comentários