Artistas protestam contra “extinção” da Secretaria da Cultura em Iguatu

Apesar da mudança, segundo a gestão a pasta manterá o mesmo status.

09/01/2021

Artistas, protestam, contra, “extinção”, da Secretaria, da Cultura, Iguatu,

Artistas e produtores culturais não estão satisfeitos com mudanças sugeridas pela nova gestão do prefeito Ednaldo Lavor, diante da possível “extinção” da Secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu, que passará a ser a ligada à Secretaria de Educação, quando receberá nova nomenclatura para ‘Secretaria Executiva de Cultura’. Apesar da mudança, segundo a gestão a pasta manterá o mesmo status.

Artistas, músicos, escritores, poetas e apoiadores da cultura se manifestaram principalmente pelas redes sociais com textos, vídeo e áudios, posicionando contra a mudança na pasta e cobrando mais investimentos para o setor. Durante a semana foram colados em poste da Avenida Dr. Carlos Roberto Costa (Perimetral) cartazes com frase contra essa possível mudança. Artistas afirmam que a fusão é um retrocesso. Em reunião realizada nesta semana, a classe artística pretende ter audiência com o prefeito Ednaldo Lavor. Em uma carta aberta à população, a classe através do Conselho Municipal de Cultura pede que não haja essa fusão de secretarias. “A extinção da pasta da Secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu representa um retrocesso e aparente descaso com o setor cultural. Nós, Conselheiros Municipais de Cultura, representantes da sociedade civil nos segmentos artísticos e culturais: Artes Cênicas, Áudio Visual, Literatura, Música, Movimento Junino e ONGs, vimos por meio desta nota publicizar nosso repúdio a toda forma de retrocesso e desvalorização a Política Pública de Cultura que vem acontecendo no município de Iguatu. Nos colocamos contra o projeto de extinção da pasta da Secretaria de Cultura e Turismo e sua junção a pasta da Educação, visto que muito já se foi conquistado para garantir acesso e fruição aos bens culturais, tais como: Quadro de Servidores Efetivos da referida pasta, Núcleo de Artes, Biblioteca Pública, Escola de Música, Complexo do Trussu, Teatro Municipal Pedro Lima Verde, dentre tantos outras. Se faz necessário investir nas políticas de cultura e não sucateá-la, cortar recursos e extinguir”, diz o conteúdo da carta, fazendo um chamamento à população iguatuense para que juntos possam se sensibilizar os vereadores e a própria gestão municipal para “Não aprovar a extinção da Pasta da Secretaria de Cultura e Turismo e sua junção a pasta da Educação, bem como pedimos o APOIO da base aliada do Governo Municipal para sensibilizar o prefeito Ednaldo Lavor a revogar sua decisão e atender nosso pedido”, complementa a nota divulgada pelo Conselho Municipal de Cultura de Iguatu.

Manifestações

“Somo meu apelo ao de tantos cidadãos iguatuenses para que o prefeito repense a sua ação de extinguir a Secretaria de Cultura de Iguatu. A Cultura é uma área onde, cada vez mais, a boa vontade não basta! Precisa de gestão e pasta próprias, é tão impensável torná-la um “braço” da educação como seria impensável uma pasta da saúde ou da assistência social dentro da Secretaria de Educação, por exemplo, quem não consegue perceber a dimensão do que digo a partir desse exemplo é porque entende a cultura como uma subárea!”, escreveu em suas redes sociais, Patrícia Vênus, atriz, produtora cultural e mestranda em Literatura Brasileira pela Universidade do Paraná.

Outros artistas e pessoas que têm forte ligação com a cultura de Iguatu também usaram as redes sociais para reforçar essa campanha, entre esses o ator Silvero Pereira, que gravou um vídeo se solidarizando com a classe artística local prestando apoio ao movimento, citando a cidade como referência cultural para o Ceará. “Prefeito, ter uma Secretaria de Cultura é sinal de desenvolvimento de uma cidade, e destituí-la é sinal de retrocesso. Assim você dificulta que as pessoas que trabalham com cultura tenham seu espaço garantido. Portanto, prefeito, peço encarecidamente que você reveja essa possibilidade e mantenha a Secretaria de Cultura. Isso você está fazendo o bem para os profissionais e também para cidade do Iguatu”, declarou o artista.

“Eles insistem em argumentar que o fato de anexar a secretaria não é o fim da pasta. Até agora ninguém explicou qual orçamento será sacrificado, até porque esses atos são sempre de austeridade, seja declarado ou não”, aponta a atriz, socióloga e doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, Luana Marques.

Está previsto para acontecer, hoje, sábado, uma reunião on-line às 20h através da plataforma do Google Meet quando serão discutidos e traçados programação para as próximas ações do movimento.

Nota da Prefeitura

Em nota enviada à nossa redação, a gestão municipal afirma que as políticas culturais serão mantidas. “O prefeito Ednaldo Lavor, através desse comunicado, informa que essa nova gestão busca realizar uma administração com mais eficiência e otimização das suas ações. Dentre as inovações administrativas estará sendo implantado um arrojado modelo organizacional das suas secretarias. A título de esclarecimentos, a Secretaria de Cultura jamais deixará de existir. Não existe nenhum projeto de extinção da referida estrutura já existente da referida Secretaria. Nessa gestão, o propósito é otimizar e revitalizar o segmento cultural do município. Ela vai ter o mesmo status de secretaria, gerida por um secretário que conheça o segmento cultural local, sendo assim, uma estrutura de Secretaria Executiva de Cultura, ligada à Secretaria de Educação mas com a mesma estrutura existente e, nesse processo de revitalização, as ações culturais serão inseridas no contexto da administração com a continuação do Calendário Cultural, inserindo projetos que envolvam os artistas locais, a revitalização da Escola de Música Humberto Teixeira, a reforma do Teatro Pedro Lima Verde, a reimplantação do Núcleo de Artes e a inserção das ações culturais na estrutura do ensino das escolas municipais, fazendo com que os artistas possam ser partícipes nesse processo de aprendizagem cultural dentro do currículo escolar direcionado aos alunos das escolas públicas municipais.”

A nota acrescenta ainda que “A gestão do prefeito Ednaldo Lavor vem exatamente fazer com que a cultura tenha condições de fomentar a criação artística local com apoio e realização de projetos onde as pessoas que fazem cultura no nosso município sejam cada vez mais valorizadas e recebendo o devido suporte para que possam usar a criatividade cultural em prol do desenvolvimento do nosso povo”.

Em relação à parte relacionada ao turismo, esta vai ser integrada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, quando, segundo a assessoria da prefeitura, serão implementados trabalhos voltados para o Turismo Religioso, Turismo de Eventos entre outras ações voltando para este importante segmento.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *