As consequências do descarte negligente do lixo eletrônico

30/11/2020

José Victor Dantas dos Santos (Pré-universitário) 

Em pleno contexto de Revolução Técnico-Científico-Informacional, é preocupante que, em contraposição ao avanço tecnológico no que tange ao aumento das capacidades de produção e produtividade, persista o subaproveitamento dos subprodutos dessa produção, como o descarte incorreto do e-lixo (lixo eletrônico) e a ausência da reinserção dele no ciclo produtivo. Nesse contexto, é alarmante a recorrência deste problema, visto que, em virtude do descarte negligente do e-lixo, consequências, como o dano ambiental e à saúde humana, tornaram-se mais frequentes, o que é grave.

Com efeito, o inadequado descarte do e-lixo representa obstáculo à preservação do meio ambiente. A esse respeito, a empresa Apple implementou, em 2020, políticas privadas de controle de produção e consumo, o que pode ser observado pela compra do “iphone”, seu principal produto, sem o respectivo carregador, com o intuito de reduzir os impactos ambientais provenientes de sua cadeia de produção. Essa iniciativa da Apple, embora socialmente reprovada e ironizada pelo público consumidor, diminuiria problemas como a poluição de solos e lençóis freáticos, frutos do rejeito irresponsável do e-lixo.

Outrossim, o dano à saúde advindo do contato humano com esses rejeitos mal direcionados – repletos de metais pesados e outros componentes tóxicos – tem reflexos em variados setores fisiológicos, e até genéticos. Problemas relacionados à descalcificação dos ossos, irreparáveis distúrbios cerebrais, insuficiência renal e respiratória, entre outros, são frequentemente associados ao consumo indireto de metais pesados – cobre, mercúrio, chumbo, cádmio- que acumulam no organismo humano, bem como cânceres e tumores malignos. Assim, é incoerente que se perpetue o mau descarte do e-lixo, o que fragiliza direitos humanos, na medida em que fere a saúde da população.

Urge, portanto, que, assim como a revolução tecnológica da produtividade de empresas, o adequado descarte do e-lixo seja alcançado. Para tanto, corporações públicas e privadas devem realizar, com frequência, o recolhimento do material eletrônico em desuso, disponibilizados pelos consumidores, por meio de políticas direcionados à logística reversa, a fim de reinserir o e-lixo na cadeia produtiva e diminuir impactos ambientais, como pretende a Apple.

Ademais, o Ministério da Saúde deve alertar os brasileiros acerca das consequências à saúde decorrentes do indevido descarte do e-lixo, por meio de campanhas informativas, principalmente em horário nobre na mídia televisiva, com o objetivo de atenuar os prejuízos ao meio ambiente, e, consequentemente, à saúde humana, provenientes do descaso com resíduos eletroeletrônicos.

Tais medidas farão com que a atual revolução nos meios de produção promova a reintegração do e-lixo na cadeia produtiva, com intuito de reduzir impactos ambientais e à saúde da população brasileira.

* Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte

MAIS Notícias
Cangaceiro vs Michel
Cangaceiro vs Michel

Você sabe quem é Oswaldo Sargentelli? Sargentelli foi apresentador de TV, empresário da noite e também radialista e locutor nos anos de 1940. Na saudosa TV Tupi, Sargentelli comandou programas como “Advogado do Diabo” no qual fazia perguntas polêmicas aos convidados....

Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu

A praticidade procurada pelas pessoas na aquisição de imóveis, tem contribuído para o surgimento de uma geração que tem descartado imóveis de grandes dimensões, muitos ambientes, espaços externos ampliados. Dentre os motivadores dessa mudança de comportamento, estão a...

Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *