As consequências do descarte negligente do lixo eletrônico

26/12/2020

Luma Araújo de Oliveira (Pré-universitária)

Atualmente, percebe-se o contínuo lançamentos de produtos tecnológicos, desde aparelhos domésticos a novas formas de entretenimento. Assim sendo, torna-se necessário o debate a respeito de como esses diversos eletrônicos estão sendo descartados, principalmente quando o sistema atual se utiliza de técnicas comerciais como a obsolescência programada, não dando importância ao meio ambiente que está sendo continuamente prejudicado.

Por tratar-se de lixo eletrônico, o fator que mais dificulta a sua reciclagem, é a diversidade de materiais utilizados em sua fabricação, muitos destes constituídos por substâncias químicas tóxicas, como o chumbo e o mercúrio. Quando descartados incorretamente, acabam por contaminar o solo e depósitos fluviais próximos, prejudicando a biota da região, além da possibilidade de ocorrerem queimadas.

Os danos contra a saúde humana também são consequências do descarte irregular desses resíduos. A acumulação de materiais pesados no organismo pode causar problemas respiratórios, nervosos e diversas outras doenças graves, como o câncer. O Brasil, além de ter sido apresentado pelas Nações Unidas como o sétimo país do mundo que mais produz lixo eletrônico, também lidera em mortalidade anual e incidência de diversos tipos de câncer; números que estariam interligados, como muitos especialistas afirmam.

Com base no que foi apresentado, faz-se necessária a tomada de medidas preventivas. O destino correto deveria ser o primeiro passo a ser incentivado à população, realizado por meio através da conscientização, feita pela própria família, escola ou governo, por meio de palestras educacionais, propagandas instrucionais etc. O próximo passo a ser seguido seria a reciclagem desses materiais, destinados posteriormente à remanufatura. Outra alternativa que tem sido muito apontada seria a “logística reversa”, cuja empresa fabricante do produto estaria responsabilizada a recebê-lo quando este se torna obsoleto, destinando-o corretamente ao reaproveitamento ou ao descarte.

Nota-se, assim, que teoricamente há uma diversidade de formas de se reverter essa situação, basta para muitos países, a iniciativa de sair da teoria e começar a usá-la na prática.

*Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte

 

MAIS Notícias
Cangaceiro vs Michel
Cangaceiro vs Michel

Você sabe quem é Oswaldo Sargentelli? Sargentelli foi apresentador de TV, empresário da noite e também radialista e locutor nos anos de 1940. Na saudosa TV Tupi, Sargentelli comandou programas como “Advogado do Diabo” no qual fazia perguntas polêmicas aos convidados....

Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu

A praticidade procurada pelas pessoas na aquisição de imóveis, tem contribuído para o surgimento de uma geração que tem descartado imóveis de grandes dimensões, muitos ambientes, espaços externos ampliados. Dentre os motivadores dessa mudança de comportamento, estão a...

Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *