As Visionárias

06/05/2023

Li, como a um romance, o belíssimo As Visionárias, do filósofo alemão Wolfram Eilenberger, lançado há pouco no Brasil pela Todavia. O livro vem com a mesma proposta do anterior, Tempo de Mágicos, em que o estudioso alemão adota uma técnica de construção narrativa inovadora para explorar vida e obra de grandes nomes da filosofia moderna: Walter Benjamin, Martin Heidegger, Ernst Cassirer e Ludwig Wittigenstein.

Como no primeiro volume do que me parece vir a ser uma coleção de história da filosofia, Eilenberger cruza pequenos capítulos, não intitulados ou numerados, em que explora com elegância e estilo descontraído, fatos da vida pessoal e/ou intelectual de quatro grandes mulheres, cujas ideias e comportamento, de alguma forma e em medidas distintas, transformaram nossas vidas: Ayn Rande, Simone Weill, Hannah Arendt e Simone de Beauvoir.

Pode-se dizer que o livro leva a efeito um “blend” de acontecimentos em que essas mulheres estiveram envolvidas como protagonistas, mesmo num tempo (1933-1943) em que seus comportamentos e seus pensamentos iam de encontro a valores impostos por uma sociedade falocêntrica e autoritária em termos intelectuais e humanos, já não fosse de apreensões e medos a atmosfera dominante em plena Segunda Guerra Mundial.

O período explorado pelo biógrafo, pois, abrange um dos momentos mais tenebrosos da humanidade, o que mais ainda serve para demonstrar sua habilidade, como escritor, ao lidar com fatos dramáticos sem perder de vista o objetivo que se propõe: proporcionar ao leitor, sem subjetivações ou visadas superficiais, uma noção consistente do que representaram essas quatro mulheres, quer no plano de suas vidas pessoais, da convivência com seus familiares aos encontros e desencontros passionais, até as lutas em intransigente defesa das liberdades, ora empunhando bandeiras, ora escrevendo obras que entrariam para a história do pensamento ocidental.

É verdade que o livro peca ao colocar no mesmo nível de importância nomes que se distanciam no que diz respeito ao legado que deixariam para a posteridade. Sob este aspecto, é forçoso o que ressalta nas partes do livro em que a personagem central é a escritora Ayn Rand, de quem se conhece como trabalhos relevantes A Nascente e A Revolta de Atlas. Mesmo assim, diga-se em favor do autor de As Visionárias, a história desperta o interesse do leitor e o faz abstrair essas diferenças. O segredo reside, supostamente, na forma como Eilenberger mistura biografias e traça acurado registro das ideias e das ações das quatro “visionárias”. Não é muito dizer que consegue em algumas passagens do livro tornar bastante equilibrada a narrativa, mesmo quando sua atenção está voltada para Ayn Rand e não para qualquer das outras três filósofas. É o que se pode perceber quando o autor descortina o que sempre esteve por trás das ideias da escritora americana em contraste com Simone de Beauvoir ou mesmo Hannah Arendt, cujas vidas foram invariavelmente dedicadas ao outro, ao coletivo, e não ao bem-estar individual como forma de enfrentar os desafios e nutrir a confiança na possibilidade de um mundo melhor.

Mas, claro, o livro ganha em densidade e relevância filosófica quando Simone de Beauvoir e Hannah Arendt ocupam posições de relevo no que está sendo narrado. Aliás, já nas primeiras páginas desse maravilhoso As Visionárias é possível deparar-se com um texto escandalosamente sedutor, original e vibrante: “Beauvoir estava animada com as discussões que seriam suscitadas. À noitinha haveria ensaio geral da mais nova peça de Sartre. Depois, como sempre, eles sairiam para dançar. Também Camus havia anunciado sua presença. Ao seguir fielmente as próprias ideias, Beauvoir estava confiante de que elas abririam possibilidades de uma nova definição do ser humano como criatura que age. Uma definição não vazia de conteúdo, como em Sartre, nem necessariamente absurda, como em Camus. Com seu ensaio, ela apontaria para uma alternativa. Uma terceira via, própria”.*

Não menos sedutor é tudo o que Eilenberger explora da vida e obra de Simone Weil. O texto a essa altura eleva-se em substrato humano, aproxima pensamento e ação, ressalta inteligência, revela conteúdo existencial e dá à figura de Simone Weil a importância pouco conhecida de sua vida extremamente cintilante enquanto mulher e militante da esquerda à época. Nesse sentido, são muito felizes as citações que o autor faz da autora de Reflexões sobre as causas da liberdade e da opressão social, como que motivado (o autor) a dar atualidade às palavras de Weil: “Aqui [na Alemanha] nada de novidades, exceto o fato de o país estar caminhando em linha reta para o fascismo, ou, pelo menos, para uma ditadura muito reacionária: mas você sabe disso tudo. Todas as afirmações da Rússia também são aterradoras”. O trecho é extraído de uma carta para Simone Pétrement, amiga e futura biógrafa de Weil.

No momento em que as democracias são visivelmente atacadas mundo afora, é digno de nota que escritores se voltem para o que pensaram e fizeram essas quatro amigas da liberdade. O fato de tratar-se de mulheres, mais ainda reveste de significado a publicação de livros assim acessíveis, mas densos e profundos, enormemente válidos para o fim a que se destinam. Recomendo.

*Refere-se ao ensaio Pirro e Cinéias, de Simone de Beauvoir.

 

Álder Teixeira é Mestre em literatura Brasileira e Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais

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