Assédio por intrusão (stalking)

28/09/2019

Tiago Pereira*

O assédio de modo intrusivo (stalking) é uma prática rotineira no mundo, e em alguns países o seu cometimento é considerado crime, já em outros, gera apenas contravenção penal. Nesse sentido, faz-se necessário falar sobre essa temática no que tange a conduta do infrator, as razões pelas quais os fazem agir de modo agressivo e quais medidas são adotadas no Brasil sobre esse assunto.

O agente ativo da perseguição incessante também é chamado de stalker, e em quase todos os casos é do sexo masculino. Ele inicia suas investidas geralmente através de ligações telefônicas, mensagens, e-mails, e até mesmo aproximação física com a vítima. Dessa forma, as pessoas ficam com medo de outras ações mais contundentes do agressor, pois elas sabem que os stalkers podem atentar contra a vida delas.

As razões para este tipo de comportamento obsessivo são inúmeras, como sentimentos de amor, ódio, vingança, inveja, desejo, entre outras. Nessa óptica, de acordo com registros de ocorrências, a maioria dos casos de stalking é denunciada por pessoas após o rompimento de um relacionamento afetivo. Logo, grande parte dos casos está relacionado ao fato de o executor não aceitar o fim de seu relacionamento.

No Brasil, o stalking não é considerado crime e sim uma contravenção penal, nos termos do artigo 65 da lei, com pena de prisão simples, de quinze dias a dois meses, ou multa. Além disso, em alguns casos esse fato poderá ser considerado crime e consequentemente penalizado pela Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, já que essa abrange uma gama maior de ações ou omissões na proteção da mulher.

Por fim, os legisladores dos países que não criminalizam o stalking devem legislar a respeito do assunto, criando leis específicas, com penas rígidas, para combater este mal. Ademais, as mulheres necessitam falar com seus familiares e com a polícia quando se sentirem ameaçadas no seu convívio social. Portanto, falar sobre e cobrar a respeito do assunto é a melhor maneira de buscar soluções.

*Prof. Esp. Tiago Pereira, graduado em Educação Física, especialidade em Personal Trainer

Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte                                 

MAIS Notícias
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino
Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino

Ivan Lima Verde Março de 2025   Crônica memorialista e sentimental de Ivan Lima Verde, escrita em louvor à Penha e aos 99 anos de Elze Rocha Bezerra.   Apesar de criado e educado na cidade grande de Fortaleza, tenho a alma sertaneja, porque forjada nas...

Cidade Mais Habitável
Cidade Mais Habitável

Paulo Cesar Barreto Arquiteto e Urbanista   O Padre Antônio Vieira, admirável por empregar o dom de sua aguçada oratória em defesa e valorização dos jumentos sertanejos, um exemplo de sublimação ao que praticava São Francisco de Assis, escreveu em seu livro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *