A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza sessão preparatória destinada à eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 nesta segunda-feira, dia 2 de dezembro, às 10 horas, no Plenário 13 de Maio. A convocação foi formalizada pelo presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT).
A Mesa Diretora possui a seguinte composição: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário, 4º secretário e 1º, 2º e 3º suplentes. A votação será realizada, por voto aberto, considerando-se eleita a chapa que atingir a maioria absoluta dos votos. Os eleitos tomarão posse a partir de 1º fevereiro de 2025.
O governador Elmano de Freitas indicou o líder do Governo na Alece, deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT), como candidato à presidência. Romeu manteve conversas durante toda a semana com parlamentares da base governista e também da oposição para a formação da nova Mesa Diretora.
Aldigueri foi apontado pela base governista como candidato após a desistência do atual vice-presidente Fernando Santana (PT). Romeu Aldigueri, que é o atual líder do Governo Elmano de Freitas, também recebeu o apoio dos deputados de oposição na Casa. O grupo vai indicar o deputado estadual Felipe Mota (União Brasil) para compor a Mesa Diretora, como 3° secretário.
A indicação de Romeu Aldigueri pelo governador Elmano de Freitas (PT) também recebeu o aval do senador Cid Gomes (PSB). O senador tinha mostrado insatisfação com o fato de o PT também ficar com a presidência da Casa caso o deputado estadual Fernando Santana (PT) tivesse sido o candidato.
A composição da Mesa deve seguir a proporcionalidade partidária na Assembleia Legislativa. O PDT e PT devem ocupar dois assentos cada, enquanto MDB, PP e a oposição devem ficar com uma vaga cada. “Somos uma Casa de iguais, seja de esquerda, de direita, de centro, e a nossa diretriz é fazer uma Mesa eclética, plural, com os membros da oposição na Mesa Diretora, respeitando os 100% dos compromissos assumidos”, disse Romeu Aldigueri.
0 comentários