Foi assinada na manhã de ontem, sexta-feira, 31, em Lima Campos, distrito de Icó, a Ordem de Serviço para a recuperação e modernização da barragem Lima Campos. O evento aconteceu no ginásio da comunidade e contou com presença de moradores, lideranças políticas locais, representantes do Movimento Lima Campos Pede Socorro.
A obra foi autorizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR. O evento contou ainda com as presenças da prefeita de Icó, Laís Nunes, do deputado federal Heitor Freire (PSL), diretores do DNOCS e representantes da empresa contratada que vai executar os serviços. De acordo com o que foi anunciado, a obra está orçada em R$ 7.467.066,81.
Durante a solenidade, o diretor de Infraestrutura Hídrica do DNOCS, Roberto Otton Massler, assinou a ordem de serviço, com a prefeita Laís Nunes e do deputado Heitor Freire, ao lado de representantes do Movimento Lima Campos Pede Socorro e da empresa CONJASF, que vai executar as obras no manancial. Durante as falas foi ressaltada a ação e determinação dos moradores que criaram um grupo para chamar atenção da precariedade em que se encontra a parede do açude. Por cerca de três anos, moradores se mostraram engajados e unidos numa causa comum: a recuperação da barragem. O sentimento, segundo moradores, é de dever cumprido e também de agradecimento. “Nós nos sentimentos sentimos felizes pelo trabalho e luta de todos. Nós agradecemos em nome do Dr. Ângelo Guerra, diretor geral do DNOCS, que atendeu nossa solicitação e sempre esteve de portas abertas quando nós solicitamos”, destacou o radialista e representante do movimento comunitário, Deusimar de Oliveira.
Luta e realidade
A prefeita de Icó, Laís Nunes, também ressaltou o empenho do deputado federal Heitor Freire que abraçou a luta da comunidade. A gestora destacou ainda a importância do manancial para a região pelo forte poder turístico, além de ser fonte de renda para centenas de famílias que tiram o sustento do Lima Campos. “Momento de agradecer e parabenizar a todos que foram a essa luta para que hoje estar se tornando realidade. Essa obra chegou em boa hora. Não tivemos um inverno promissor, infelizmente, mas isso vai poder proporcionar tempo de se fazer a obra e poderemos ver essa barragem cheia novamente. Se Deus quiser, no inverno do próximo ano, vamos ter essa obra pronta para vermos nosso Lima Campos cheio, sangrando para voltar a gerar trabalho e poderemos ter tranquilidade com o abastecimento de água”, declarou.
O deputado Heitor Freire, que lutou junto ao DNOCS a liberação de recursos para que reivindicação dos moradores se tornasse realidade, considera-se da região Centro-Sul, por ter forte ligação com Iguatu. Ele afirmou que o momento é de união em prol do bem comum. “Nós, que hoje estamos na política, a nossa principal função é melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Então é uma honra poder ter participado dessa luta. Contem comigo. As eleições já passaram. O momento agora é de se unir e trabalhar. Foram essas as palavras do presidente Jair Bolsonaro, quando esteve na semana passada em Pernambuco. Ele mandou esse recado. Icó é uma cidade linda e merece sim essa atenção”, disse.
Obra já começou
“Para o DNOCS, é uma honra está fazendo essa obra. Uma luta de vocês que fez essa campanha toda para que esse dia acontecesse. Assim como o próprio deputado Heitor Freire que também se engajou nessa luta. A obra para o DNOCS já começou. Porque quinta-feira, equipes de engenheiros do DNOCS juntamente com o pessoal da construtora já visitaram o local, visitaram jazidas onde serão retirados materiais. Vamos recuperar a barragem como um todo, não só a montante e jusante. Toda a parte de hidromecânica serão novas, as comportas serão substituídas por equipamentos novos. Essa obra quem venceu foi a empresa CONJASF, que já executou várias obras para o DNOCS”, ressaltou Roberto Otton, diretor do DNOCS.
Saiba mais
O açude Lima Campos foi construído entre abril e dezembro de 1932, represa o rio São João, recebe também água do açude Orós e tem capacidade para armazenar 66 milhões de metros cúbicos de água.
0 comentários