Foi iniciada pela ACEI – Associação Comercial e empresarial de Iguatu, a formação dos núcleo Setoriais do projeto Empreender Brasil Sustentável, que foi lançado no mês de Novembro. A formação desses núcleos é mais uma etapa do projeto executado pela CACB- Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, que no Ceará contemplam três municípios, Fortaleza, Crato e Iguatu.
O núcleo setorial é agrupamento das empresas participantes, para então, realizar o planejamento estratégico visando o desenvolvimento de uma série de ações com a finalidade de melhorar e fortalecer as micro e pequenas empresas.
Durante a semana foram duas reuniões na ACEI. Na segunda, 09 com os representantes do segmento de supermercados e na quarta, 11 cosméticos, perfumaria e lojas variedades. Após os dois encontros o trabalho agora é confirmar a adesão das empresas participantes. Empresas de supermercados e cosméticos já estão aderindo. Será necessário um mínimo de 12 e máximo de 25 empresas de cada segmento do comércio, segundo as normas do projeto.
Empresas de outros segmentos, como material de construção e imóveis também sinalizaram para participar. Outra norma do projeto é que as empresas participantes precisam se associar à Associação Comercial. Indiretamente o projeto busca fortalecer o associativismo, segundo explicou Gláucia Florêncio, consultora da CACB. O planejamento estratégico será em Janeiro, a partir da formação do núcleo setorial. A partir daí a próxima etapa será a execução das ações que estão previstas no cronograma.
Nas duas reuniões Gláucia Florêncio informou aos representantes das empresas os diversos benefícios previstos no projeto financiado pelo SEBRAE nacional para as empresas que aderirem. Ela mencionou que não haverá custos adicionais para as empresas que aderirem ao projeto, sendo o único custo é estar associada à ACEI-Associação Comercial e Empresarial de Iguatu. As empresas que aderirem já estarão vinculadas ao portal Empreender.
Gláucia Florêncio ressaltou que o projeto precisa ter até 84 empresas envolvendo 07 núcleos setoriais para seu primeiro ano de funcionamento. Segundo ela será uma etapa de 12 meses, prorrogável por mais 12, com um leque de ações para acontecer no período.
Na reunião da quarta, 11 o empresário Renato Rolim, representou o segmento de cosméticos. Renato é proprietário do espaço de bronzeamento artificial e natural, ‘Pele Dourada’ que funciona no Shopping da Beleza, um edifício comercial gerido por ele no bairro Santo Antônio.
A Associação Comercial montou um plantão de atendimento para as empresas aderirem ao projeto. A ideia surgiu após as visitas nas empresas que aconteceram antes das duas reuniões, pelos presidentes, João Alves de Oliveira, Valdimiro de Souza Lima, o diretor, Gilvanio de Oliveira e Gláucia Florencio. Os empresários e outros interessados podem comparecer na sede da ACEI, Av. Dr. João Pessoa, vizinho aos Correios, das 08h às 11h da manhã, para oficializar a adesão. É tudo muito simples, para isto o interessado apenas preenche o cadastro de adesão da CACB e a ficha de associado da ACEI-Associação Comercial e Empresarial de Iguatu.
Informações:
(88) 3581-1404
Expediente manhã até 11h
0 comentários