O ensaio aberto aconteceu em casa, no Espaço Cápsula Cultural, na quinta-feira, 16, no Bairro Cocobó, em Iguatu. Já a apresentação foi no Centro Cultural Banco do Nordeste, no Cariri. A Associação Cultural 5º Elemento levou para o público caririense o espetáculo “Ainda há tempo”.
“Às vezes é obrigado uma pessoa vir de fora e mostrar pra gente o quanto o grupo tem talento. A gente acaba encontrando nosso valor. Somos reconhecidos fora. Isso é bom, é massa, mas também é preciso que haja esse reconhecimento aqui em nossa cidade. Não na figura do Thiago, mas de todos os outros que fazem essa história”, comentou Thiago Souza, presidente da Associação Cultural, ressaltando o sonho de ser apresentar pela primeira vez na Região do Cariri com a companhia de dança.
“Estivemos no Centro Cultural do Banco do Nordeste no Cariri. Foi muito bom. Tenho 21 anos de dança, nunca tinha me apresentado no Cariri, com companhia e tudo. Tivemos essa oportunidade através do Centro Cultural, além de se apresentar ainda sermos pagos por isso. Isso é gratificante. É muito bom, essa valorização. Eleva nossa autoestima. Todo muito fica satisfeito com esse reconhecido pela arte que fazemos”, destacou Thiago Souza, ressaltando ainda que graças à premiação de um Edital de Incentivo às artes por parte do Governo do Estado a Associação Cultural conseguiu se estruturar melhor. “Ano passado fomos aprovados por edital do Governo do Estado, conseguimos realizar com perfeição o V Encontro de Titãs. Foi nesse momento que a gente conseguiu pagar cada um dos artistas, consegui me pagar, coisa que só colocava do bolso. Isso é gratificante. A gente recebe um pagamento por uma coisa que a gente já fazia gratuitamente. A gente está sempre numa luta”, pontuou.
Saiba mais
O espetáculo “Ainda há tempo” tem direção de Thiago Souza. No elenco além do Thiago, tem Mikael Costa, Giovany Silva, José Ferreira e Enila.
Durante o ensaio aberto, o público também pôde assistir a apresentações do Movimento de Cultura Africana Aye ye, com o espetáculo “Olodummaré”. Para conhecer mais sobre as ações, espetáculos e projetos da Associação Cultural 5º Elemento, basta acessar as redes sociais @ass.cultural5elemento.
Quinto Elemento é uma associação cultural que promove ações diversas na cultura iguatuense com foco nas artes cênicas e dança. A Companhia de Dança 5° elemento iniciou como um grupo informal fundado em 2012 que atua na produção de espetáculos, esquetes, coreografias, entre outras ações. A companhia foi o primeiro passo para a formação da associação cultural, e promove montagem de esquetes coreográficas e espetáculos, que circulam em festivais nordestinos de dança e cultura Hip-hop. Suas principais montagens são: “Na vibe” (2012), “Alta frequência” (2013), “Swag” (2014), “Faces do Medo” (2015), “No estilo” (2016), “Solúvel” (2017), “Superheróis” (2017), “O Esquema” (2018), “Oxe” (2019), “Nos trilhos da Cultura” (2019), “Pescador e a lavadeira” (2020), “Entre idas e vindas” (2021), “Rebote (2022), “Ainda há tempo” (2023) e “Novo Front” (2023).
A Cia HD é outra vertente dos projetos de dança, formada em 2023, voltada para as danças jazz e contemporâneo. A cápsula cultural é o espaço que sedia as diversas atividades local de ensaios, aulas, workshops, apresentações e lazer para a comunidade. Aos finais de semana acontece o encontro da terceira idade. Nova geração ginga de capoeira é outra parceira a qual desenvolve aulas de capoeira gratuitas. O projeto ainda conta com a realização de ações comunitárias com o festival de dança Encontro de Titãs realizado pela Associação Cultural.
0 comentários