Associação Cultural Quinto Elemento estreia espetáculo de dança Fragmentos no Centro Cultural BNB

27/07/2024

Um misto de agradecimento e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Associação Cultural Quinto Elemento, é o sentimento dos integrantes da Associação Cultural Quinto Elemento, companhia essa que busca através da arte, especialmente da dança expressar os mais diversos relatos. Ontem, sexta-feira, 26, ele pisou no palco do Centro Cultural Banco do Nordeste, no Crato, com o espetáculo Fragmentos. A estreia foi um convite do espaço cultural. “Ficamos muito lisonjeados e felizes pelo convite. Só temos a agradecer ao pessoal do CCBNB, por mais esse convite, quando realizamos a estreia do nosso mais novo espetáculo: Fragmentos, foi sensacional”, contou Thiago Souza, coreografo e diretor da Associação.

“Ano passado tivemos a sorte de levar nosso espetáculo para o Cariri, Idas e Vindas e acabou dando certo. As pessoas gostaram muito, elogiaram bastante e recebemos o convite para estrear nosso espetáculo lá no Centro Cultural BNB, no Crato. Além do tema do trabalho, que é muito forte. Linha de espetáculo que a companhia sempre trabalha, essa não é diferente. Nossa estreia foi com pé direito com essa participação no Cariri.

No elenco: João Hércules, Enila Mendonça, Rafael, Andressa, Ludmila, Mikas e Thiago Souza. “Levamos um grupo misto, uma galera nova com outros mais experientes. Já faz um tempo que eu tinha em mente fazer um espetáculo sobre o holocausto, só que via uma coisa muito internacional, no período da guerra, falava muito sobre os campos de concentrações. Passei a pesquisar mais a fundo, vi que aqui no Brasil, infelizmente teve nosso holocausto brasileiro, passei a me aprofundar mais e trabalhar esse algo mais nosso, para mostrar para nosso público o que aconteceu na verdade, em Barbacena, Minas Gerais. Lá morreram mais de 60 mil pessoas durante esse período, foi uma coisa bárbara. O que era para ser um hospital para tratamento de pessoas com transtornos mentais, acabaram sendo misturados pacientes com pessoas que não tinham nenhum transtorno nesse hospital colônia, como era assim chamado. Todos recebendo o mesmo tratamento, foi um caos total, uma tragédia que aconteceu no nosso país. Isso ficou por muito tempo abafado. E resolvemos transformar esse assunto em dança, no espetáculo Fragmentos. Onde a gente buscou pegar essa história e retratar nesse trabalho”, pontuou Thiago Souza, coreógrafo e diretor do espetáculo, informando que em breve apresentará o espetáculo em Iguatu.

“O espetáculo ‘Fragmentos’, é uma obra inspirada nos acontecimentos do maior genocídio brasileiro ocorrido no hospital psiquiátrico colônia na cidade de Barbacena-Minas Gerais. Os pacientes internados eram submetidos a todo tipo de tortura: eram violentados, passavam frio e fome. Nem roupas eram fornecidas para os pacientes, que andavam quase nus. Poucos conseguiam alguns trapos para se vestir. Em noites de frio, chegaram a ser registradas 60 mortes. Conta-se que mais de 60 mil pessoas foram mortas nesse período”, informou Thiago sobre o espetáculo que passou por todo processo coreográfico; pesquisas, laboratório corporais e cênicos sob a direção e coreografia de Thiago Souza.

Conheça mais sobre a companhia através do instagram: https://www.instagram.com/p/C9U5HPzOF6p/?igsh=YXRiNjVtbXo4NjRk

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *