A prática de atividades físicas exige cuidados nesse período mais quente do ano. Os praticantes procuram manter o ritmo de exercícios, mas em horários com temperaturas mais amenas por conta do calor. Academias da cidade, praças e até mesmo avenidas estão ocupadas por praticantes de atividades físicas.
Logo cedo da manhã, o técnico em radiologia Gerlândio Barbosa já está na esteireira, logo depois vai para o simulador de caminhadas, conclui o treino pegando alguns pesos. “Venho cedo antes de ir para o trabalho. A gente começa o dia com mais disposição. Ainda mais agora nesse período mais quente, que parece que o sol está mais quente. Mesmo num local climatizado, a gente sua a camiseta muito. Busco também beber muita água”, disse.
A escolha do horário se dá por conta do calor excessivo que tem feito nos últimos dias, com temperaturas variando até a 39ºC. Mesmo praticando os exercícios em um local arejado e climatizado, é possível sentir os efeitos das altas temperaturas em Iguatu.
A aposentada Albaniza Ismael, 69, mostra muita disposição na musculação. “Só ando de bicicleta, faço caminhada todos os dias, busco também me alimentar bem e beber muita água. A gente bem hidratada se sente bem melhor para enfrentar esse calor daqui. Evito também sair de casa nos horários mais quentes”, comentou.
Cuidados e recomendações
A orientação de Douglas Silva, educador físico, é que além de buscar horários mais amenos, as pessoas devem sempre usar roupas e calçados leves e confortáveis. “O ideal é que as pessoas deem preferência em treinar um local climatizado, arejado e bem ventilado, para que não se cansem muito e obtenham os resultados que necessitam”, afirmou o profissional.
É fundamental também que a pessoa seja orientada por um profissional durante a prática da atividade física. Ele saberá os exercícios mais adequados, as necessidades e objetivos e a melhor forma de desenvolver um programa de condicionamento de acordo com a necessidade de cada praticante.
Mesmo para as pessoas habituadas à prática regular de atividade física, a recomendação dos especialistas é que em dia muito quente, sejam feitos os exercícios no início da manhã, final da tarde ou à noite. De acordo com o nutricionista Jordan Rodrigues, “Em dias mais quentes a perda de água do organismo é maior pela transpiração. Por isso é importante ingerir bastante líquido, de preferência água e em pequenas porções ao longo do dia. A hidratação deve ser constante e ao longo do dia”, orientou o especialista.
Os cuidados devem ser redobrados principalmente para idosos e crianças, que são mais susceptíveis ao calor. “Até mesmo no jogo de futebol num local coberto e as brincadeiras da criançada ao ar livre exigem alguns cuidados especiais para se proteger do sol. O uso do bloqueador solar e muita água é necessário para hidratação das crianças”, ressaltou Jordan.
A atenção é voltada também para hipertensos, diabéticos ou pessoas com algum tipo de deficiência cardíaca ou respiratória. A recomendação é procurar profissional médico antes de iniciar qualquer atividade física. Esbanjando boa saúde e disposição física, a assistência social Vanessa Bezerra procura manter o ritmo diário das atividades físicas que pratica. “Eu sempre me preocupei com minha saúde. Busco manter o ritmo diário dos exercícios. Me sinto muito bem”, disse.
0 comentários