Foi mais uma prova completada por Kleber Bandeira, que vai para o seu currículo como atleta corredor de provas de resistência. No último final de semana, ele completou a prova ‘Desafio entre Serras’, ‘Trail Run’, no Cariri, e ficou em 2º lugar geral, na prova de 85km. De acordo com os organizadores, foi uma prova em que apenas um grupo seleto de 10 inscritos largaram às 3h da manhã do dia 09/04, sendo 9 homens e 1 mulher. Dos dez inscritos, apenas cinco homens e a mulher conseguiram concluir. A prova durou 11 horas e 52 minutos para ser completada.
A maior limitação dos atletas é que o percurso tem em torno de 2 mil metros de ganho de elevação, o que leva os atletas para um patamar de muito desgaste físico, principalmente se o clima não estiver favorável, com muito sol e temperatura elevada. Durante as provas, os atletas geralmente se preparam com água e alimentos específicos que ajudam a diminuir os riscos de câimbras. Somente quem tem muita força de vontade, resistência física e preparo psicológico é possível concluir. Muitos que começam ficam pelo caminho.
Kleber Bandeira, apesar de já ser um veterano em provas deste nível, explicou que por ser uma competição de longa duração, os atletas precisam vencer muitos desafios durante o percurso, geralmente relacionados com o cansaço físico, mental, o clima e outros obstáculos naturais.
A prova percorreu três municípios do Cariri: Crato, Juazeiro e Caririaçu. A largada aconteceu em Juazeiro, passando por Caririaçu e com chegada em Crato, no posto Palmeiral. “Nosso objetivo em mostrar essa prova é para incentivar outros atletas mais jovens, que estão começando, e provar que quando se tem foco e determinação nada é impossível”, disse Kleber. O atleta busca vaga para participar, no final do ano, da Super Copa Trail em Cambotas, Minas Gerais.
Importância
De acordo com o Kleylton Bandeira, irmão de Kleber, esse evento reúne os melhores atletas em nível de Brasil na modalidade. “A gente entende que esse é um feito muito importante para um filho de Iguatu e nenhum canal melhor para noticiar esse feito do que o jornal A Praça”, contou.
0 comentários