Atletas da APAE Iguatu de malas prontas para Sergipe

19/11/2022

Os treinos seguem em ritmo puxado, claro dentro das limitações de cada atleta da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais APAE de Iguatu, que integraram a comitiva cearense que vai participar no início do próximo mês da 23ª edição das Olimpíadas Nacional Especial das APAEs, que este ano acontece em Aracaju, Sergipe, entre 5 e 10 de dezembro.

Os treinos acontecem durante toda semana, na sede da APAE e na Casa Lar Juvenal e Arlinda Nogueira, no Bugi. Iguatu participará com atletas nas modalidades futsal, atletismo e natação.

A expectativa e ansiedade é tanto para os atletas quanto para os familiares. O estudante Arthur Gaell, que vai participar da natação, disse que está ansioso para viajar de avião. Ele afirmou que vai conseguir trazer medalhas de campão. “É uma ansiedade grande. A gente sente a emoção e alegria que ele repassa. Ele não vê a hora de participar dessas olimpíadas. É só o que ele fala”, comentou Paulena Chaves, mãe do Gaell.

Concentrado também segue Victor Jesus, que é um multiatleta, pratica natação, futsal, mas vai participar durante as olimpíadas da modalidade de atletismo. “Vamos ganhar troféu”, disse o estudante. Quem também mostra muita determinação e concentração durante os treinos é Orlando Sales, que joga futsal como goleiro. Emocionado, agradeceu o carinho e dedicação que eles recebem da APAE. “O Mulato é um segundo pai pra gente”, disse.

Inclusão

Cleonilton Mulato, coordenador de esportes da APAE Iguatu e da Federação das APAEs, ressaltou que o esporte é uma das mais importantes ferramentas de inclusão social, quando o incentivo às práticas esportivas realiza uma troca de experiências entre os próprios atletas, educadores físicos e as famílias. “Um evento como esse que acontece a nível nacional reforça as ações que são desenvolvidas através do esporte com os alunos ao longo do ano”.

Promovido pela APAE Brasil, a Olimpíadas Nacional das APAEs é realizada a cada três anos, reunindo atletas com deficiência física, intelectual e/ou múltipla assistidos pela rede Apaeana de todo o país. A expectativa de público para esta edição é cerca de 1.600 pessoas entre atletas, técnicos e comissão esportiva.

Promovida desde 1973 pela Federação Nacional das APAEs (APAE Brasil), as Olimpíadas Especiais das APAEs têm como objetivo estimular a ação e participação de atletas e profissionais através do esporte e lazer. A primeira edição nacional aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, e o último estado a sediar o evento foi Rio Grande do Sul, em 2018, na cidade de Canoas.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *