A movimentação política em Iguatu ganhou destaque esta semana com anúncios e adesões a diferentes legendas partidárias. O ex-prefeito interino da cidade, Ronald Bezerra, oficializou sua filiação ao União Brasil em evento realizado na terça-feira, dia 2. Ronald, que atualmente preside a Câmara Municipal, declarou sua intenção de concorrer à Prefeitura nas próximas eleições.
O cenário político do município está agitado, com especulações sobre os rumos do governo local. O atual prefeito, Ednaldo Lavor (PSD), manifestou a intenção de lançar um candidato de sua sigla, mantendo o suspense em torno do nome escolhido. Os vereadores Rafael Gadelha (PSD), líder de governo, e Elane Lavor, ex-secretária de Educação, estão entre os cotados.
Enquanto isso, o Partido dos Trabalhadores (PT) enfrenta uma crise interna entre o diretório municipal e lideranças estaduais. Em resposta, o partido decidiu filiar Ilo Neto, filho do influente político Agenor Neto (MDB), como seu candidato à Prefeitura.
Outro movimento significativo foi a filiação do empresário Sá Vilarouca, histórico militante petista na região, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O evento da quinta-feira, 4, contou com a presença do senador Cid Gomes (PSB) e do deputado estadual Marcos Sobreira (PSB), marcou a adesão de Vilarouca e o fortalecimento da possível candidatura do ex-petista ao executivo municipal.
Em declarações à imprensa local, o senador Cid Gomes expressou sua disposição em buscar uma chapa de oposição ao grupo de Agenor Neto se oferecendo como interlocutor para buscar entendimentos com Ednaldo Lavor. “Apesar das críticas que muitos podem ter, acredito que Ednaldo seja uma boa pessoa. Sugiro superarmos divergências em prol da união. Posso ser esse elo”, afirmou o senador.
Por outro lado, Ronald Bezerra, presente no momento da filiação de Sá, rejeitou qualquer possibilidade de acordo com o grupo governista, afirmando categoricamente sua candidatura independente. “Seguimos firmes com nossa pré-candidatura. Não há espaço para composições com a atual gestão. Onde eles estiverem, estaremos em oposição”, declarou Bezerra no dia seguinte em suas redes sociais. Ele conta com o apoio do deputado federal Danilo Forte (União Brasil) em seu projeto político.
Além das filiações destacadas, mais de 80 pessoas se juntaram ao União Brasil em Iguatu, incluindo 18 pré-candidatos à Câmara Municipal. Pelo PSB, foram registradas mais 30 filiações, indicando o surgimento de possíveis candidaturas.
Hoje (sábado, 6) é agendada a filiação de Roberto Costa Filho (PSDB). Empresário e filho do ex-prefeito Roberto Costa (in memoriam) que anunciou na última semana sua pré-candidatura à Prefeitura. O momento deve ser prestigiado pelo ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes (PDT).
0 comentários