A Comissão de Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), presidida pelo deputado Agenor Neto (MDB), debateu em audiência pública, na segunda-feira, 10, no Campus Humberto Teixeira, a situação do Hospital Regional de Iguatu (HRI).
A audiência foi solicitada pelo deputado Carmelo Neto (PL). A audiência se propôs a apontar e discutir os problemas e possíveis soluções para o hospital. A unidade é estratégica para o atendimento na região. “É grave a situação no Hospital Regional de Iguatu, inclusive, com denúncias de mortes de pacientes por negligência. A população de Iguatu e de todo o Centro-Sul sofrem com a falta de atendimento digno. Já fiscalizei todos os hospitais regionais e este chama atenção pelo estado degradante: problemas de atraso no pagamento dos profissionais como falta de insumos para os atendimentos”, disse Carmelo.
A comitiva fez uma visita à unidade E promete pressionar o estado para um posicionamento. Uma auditoria tem sido feita na unidade. É cogitada a possibilidade de o estado passar a gerir a unidade de saúde.
O momento contou com a presença de membros da Associação de Apoio aos Familiares e às Vítimas de Erro Médico e Violência Obstétrica A associação é formada por famílias que perderam seus entes queridos após darem entrada no Hospital Regional de Iguatu (HRI). Em comum, eles alegam que os pacientes foram desassistidos pela unidade e levaram relatos de 2009 aos tempos atuais.
Compromisso
Na terça-feira, 11, durante o encontro do Plano Plurianual – PPA, realizado na cidade de Icó, o governador Elmano de Freitas anunciou a construção do Hospital Regional do Centro-Sul em Iguatu. A promessa é solucionar de uma vez por todas os problemas de saúde não apenas em Iguatu, mas em toda a região.
Em entrevista ao jornalista Honório Barbosa, o governador comentou a situação do HRI. “O que a população de Iguatu espera do governador é uma solução. Estamos dialogando com o município e os prefeitos da região. Não quero estimular briga. Quero dar solução aos problemas. Quero antecipar que a Região Centro-Sul terá seu hospital polo regional. E vamos encontrar um entendimento com o HRI”, afirmou.
0 comentários