Há mais de um ano em obras, a Avenida Perimetral tem sido um transtorno para quem opta por circular pela via e dividir o espaço com homens e máquinas trabalhando. Outro ponto tem sido os constantes relatos de insatisfação de quem tem comércio às margens da via.
A construtora responsável pela intervenção do perímetro urbano da CE-060 prevê para a próxima semana o que considera ser o início da última etapa da obra: a colocação do piso intertravado no sentido Iguatu-Acopiara, trecho da Lagoa da Bastiana.
O revestimento intertravado, compatível com o tráfego de veículos da área, será feito manualmente por uma mão de obra especializada que deve cumprir um ritmo de colocação das pedras em 200 metros de comprimento para cada quatro metros de largura por dia.
Insatisfação
Até que não seja concluída, os donos de lojas e outros estabelecimentos que vendem produtos ou oferecem serviços afirmam que vêm amargando prejuízos econômicos por causa dos transtornos enfrentados por eles e por clientes que não conseguem chegar até as lojas. “Muita poeira. Tenho que constantemente limpar meus produtos. Sem contar que a obra dificulta o acesso dos clientes à loja”, declarou Eleonora Lucena, empresária do segmento de selaria.
A atual situação da trafegabilidade da via gera prejuízo a quem circula. “Não tem condições. É fazer a revisão do veículo e em poucos meses voltar à oficina”, disse o moto-taxista Ribamar Pinto.
Empresa e Percentual
Em contato com a empresa Teixeira Construções, responsável pela execução dos serviços, a construtora disse que enfrentou problemas ao longo da execução das obras com adutoras e redes de cabos de fibra ótica que passam pelo local, e com mudanças no projeto inicial, já que em alguns pontos, os serviços foram além do que estava planejado.
Conforme apurou a reportagem, a fase de rebaixamento com reestruturação de base e sub-base a obra já ultrapassou os 70%. Já o serviço de drenagem central e seus ramais supera os 90% de conclusão em fase de correção de problemas.
A restauração envolve dois trechos da rodovia CE-060, somando 4,7 quilômetros de extensão, correspondendo às avenidas Roberto Costa (Perimetral) e Ailton Alexandre (Cruzeiro do Sul) em Iguatu. O consórcio Vale Sertão Central é o responsável pela restauração da via, contratado por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Estão sendo investidos aproximadamente R$ 21 milhões na obra.
Prevista para ser entregue em fevereiro, a obra da Perimetral deve ter o prazo ampliado até a sua conclusão. Não foi divulgado de maneira oficial o cronograma do início da intervenção na Avenida Cruzeiro do Sul.
0 comentários