Ave símbolo do Pantanal é registrada em lagoa de Iguatu

04/03/2023

A terça-feira, 21, de Carnaval foi de descanso ou diversão para muitos. Para Alan Marcel, que registra em Iguatu a migração de aves, foi uma mistura dos dois. A busca pelo clique fotográfico inédito acaba sendo uma sensação de satisfação e lazer. A ave captada pelas suas lentes foi o “tuiuiú” (Jabiru mycteria).

A ave é da família das cegonhas, tendo medidas de 1,40cm de comprimento, 1,60cm de altura e pesando até 8kg. Pode chegar a quase 3 metros de envergadura (medida de uma ponta da asa aberta à outra). O bico tem 30cm, é preto e muito forte, e a fêmea, geralmente, é menor que o macho (wikiaves).

A espécie se alimentou entre lagoas na cidade na região do Quixoá. “Depois que recebi um chamado do morador e amigo Narcelio Alves da localidade do Quixoá, no outro dia cedo me encaminhei para o ponto relatado com a companhia do meu primo Pedro Yuri, na chegada já observamos o tuiuiú se alimentando na lagoa”, contou Alan.

Existem registros históricos do tuiuiú em várias outras localidades do estado, tendo o político senador Pompeu observado e relatado seu registro no Ceará ainda no século XIX.

Ornitologia e ambientalismo

Servidor público estadual da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Alan há cinco anos se aprofunda em ornitologia – ramo da zoologia que se dedica ao estudo das aves – e busca constante especialização pela fotografia.

Alan observa aves desde abril de 2018. Além do registro, ele faz levantamento de pesquisa sobre a aves e a história natural de Iguatu. Além de fotógrafo, Alan é ambientalista e participa do movimento “SOS Bastiana”.

Alan têm o registro de 193 espécies de aves migratórias para Iguatu. Além das aves, já soma 829 registros de borboletas, mariposas, insetos e répteis no município, alguns deles considerados raros.

O trabalho de Alan fez perceber que a cidade com suas lagoas tem se tornado espaço de aves migratórias em busca de alimentação e reprodução. Em abril de 2019, ele flagrou em Iguatu o “tapicuru”, oriundo do Sul e do Pantanal, é uma dessas aves que migra a cada ano para Iguatu em busca de alimentação e reprodução, ave essa jamais vista no Ceará. “Iguatu tem uma formação de várias lagoas que fazem essas aves se sentirem confortáveis”, explicou.

Saiba mais

O tuiuiú é a ave símbolo do Pantanal, quando esta região alaga, a ave migra em busca de alimentos em outras regiões, tendo como dieta peixes, répteis, moluscos e afins. A espécie fez morada e se alimentou no período do Carnaval em Iguatu.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *