Moradores dos bairros Cajueiro, I e II, Terra Bela, Conjunto Padre Zé Marques e adjacências se manifestaram nesta semana para reclamar das falhas constantes na coleta do lixo e os descasos com o descarte de entulhos, móveis velhos e outros tipos de lixo ao longo das ruas e avenidas, deixando esses locais com o aspecto de abandono e contribuindo para a proliferação de insetos, roedores, aves de rapina e outros visitantes indesejáveis, colaborando para a disseminação de doenças.
As reclamações foram encaminhadas para a produção deste periódico, que por sua vez, através dos repórteres, visitou uma das áreas afetadas e constatou a veracidade dos fatos relatados. A reportagem verificou que no bairro Cajueiro, por exemplo, os moradores sofrem com as falhas na coleta do lixo e o descarte de utensílios domésticos, como móveis velhos, cadeiras, sofás, colchão.
De acordo com os moradores, no bairro Cajueiro, há constantes atrasos nos serviços de coleta do lixo doméstico. A moradora Rosa reclamou que à medida que o carro coletor não passa para recolher o lixo, os animais rasgam as sacolas à procura de comida, deixando o lixo espalhado pelo meio da rua, que acaba voltando para dentro das casas. Além disso, tem problema da fedentina. A moradora mostrou imagens de entulho que foi juntado por operários contratados pela Prefeitura, há mais de um ano, e não foi recolhido, ficou nas margens da Av. Alberico Mendonça. “A rua 10 aqui no Cajueiro está parecendo o lixão, ontem passou o dia com vacas rasgando os lixos, esse monte de entulhos aí já vai fazer e ano que está aí. Foi um dia que passaram fazendo a limpeza das ruas”, reclamou.
Prefeitura
A reportagem procurou a Prefeitura para responder sobre as reclamações. De acordo com Jarim Antunes, Executivo de Conservação, Manutenção e Infraestrutura Urbana, da Secretaria de Infraestrutura, existe um calendário de coleta sistemática do lixo que funciona diariamente, inclusive feriados e fins de semana. Jarim ressaltou que não é normal isso acontecer, tranquilizou os moradores e garantiu providências urgentes para sanar o problema da coleta. Sobre os entulhos ao longo das avenidas, ele informou que esta ação requer uma operação mais ampla e afirmou que já colocou o bairro nas prioridades para realizar serviços de recolhimento desses materiais e dar destino adequado.
0 comentários