Os bancos e casas lotéricas da cidade terão que se adaptar ao novo Decreto editado pelo município, na tentativa de evitar novas aglomerações e frear o avanço do coronavírus. O Decreto de nº 18 lançado na quinta-feira, 11, vigora até o próximo dia 22 e é exclusivo para a o funcionamento das unidades bancárias incluindo as casas lotéricas. A decisão surgiu após uma reunião que ocorreu esta semana envolvendo o prefeito Ednaldo Lavor e os representantes dos bancos e seus correspondentes.
A reunião em caráter de urgência ocorreu após uma sequência de denúncias de casos de aglomerações de pessoas em agências bancárias e casas lotéricas da cidade, enquanto os decretos estavam orientando distanciamento de no mínimo 1,5 metro de uma pessoa para outra. Os casos têm sido alvo de críticas por parte da população e geram comentários depreciativos nas redes sociais, inclusive com imagens (fotos e vídeos) de pessoas amontoadas, umas sobre as outras nos locais, com forte repercussão negativa.
Desde o início da pandemia, têm sido comuns denúncias de aglomerações de pessoas nas agências bancárias locais em busca de atendimento, algumas delas com extensas filas, inclusive na área externa das agências. Além do risco de contaminação pelo coronavírus, as filas geram desconforto por causa do calor causticante e até pela falta de espaço para as pessoas se acomodarem, uma vez que as filas ocupam as calçadas.
Determinações
O referido Decreto determina que as agências bancárias e seus correspondentes adotem medidas preventivas de modo a cooperar para o enfrentamento às infecções pelo coronavírus, evitando as aglomerações, consequentemente novas contaminações da Covid-19. “Fica determinado, em caráter excepcional e temporário, que durante o período de 15 até 22 de março de 2021, as agências bancárias, lotéricas, cooperativas de crédito, correspondentes bancários e demais instituições financeiras localizadas no município de Iguatu, devem adotar regime diferenciado de funcionamento, com restrições no atendimento, que visam evitar a aglomeração de pessoas nas dependências internas e na área externa”, diz o documento.
BNB, BB e Itaú
Edgar Castelo Branco, gerente do Banco do Nordeste, informou que o BNB vai seguir o que está no Decreto municipal. Segundo ele, o BNB já faz trabalho preventivo diferenciado, diariamente, com a desinfecção da área interna da agência, com o uso de produto especial de limpeza, antes de iniciar o atendimento ao público, a higienização das mãos com álcool em geral e medição da temperatura dos clientes. Segundo o gerente a agência trabalha com a limitação do número de pessoas no interior do prédio e para manter o distanciamento social colocou dois toldos na calçada da agência, para que as pessoas aguardem o atendimento mais confortavelmente evitando aglomeração. Edgar lembrou que o banco vai trabalhar com o agendamento de horários para atender os clientes da cidade e vai seguir o novo horário de atendimento, das 08h às 16h, com a distribuição de senhas até às 13h.
O Banco do Brasil informou, através do gerente Marcelo Lima, que vai seguir as determinações do Decreto do município, respeitando o novo horário de atendimento, distribuição de senhas alternâncias de dias para clientes da cidade e da região. O gerente informou ainda que para melhor compreensão e cumprimento o BB encaminhou o Decreto do município para o setor jurídico para análise, mas que as medidas preventivas serão rigorosamente seguidas.
No banco Itaú, o gerente Gilvan de Lima, que esteve também na reunião com o gestor do município, relatou à reportagem que o banco já vem adotando ações de caráter preventivo, limitando o número de pessoas no autoatendimento e na área administrativa. Segundo o gerente, a agência mantém um funcionário permanentemente na área externa orientando as pessoas na formação de fila para obedecer ao distanciamento de no mínimo 1,5metros, uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel. Mesmo assim, o gerente assegurou que o Itaú seguirá fielmente tudo que está no Decreto municipal, objetivando principalmente zelar pela saúde, segurança e bem-estar dos clientes e colaboradores.
Bradesco e Caixa
O banco Bradesco não quis falar com o jornal. A reportagem procurou a agência, mas foi informada por um funcionário que o gerente titular está de férias. Uma mulher que está substituindo o gerente, procurada pelo funcionário, no apelo do repórter, não quis se pronunciar. Bradesco é uma das instituições de crédito de Iguatu que acumula histórico de grandes aglomerações de clientes em dias de pico no atendimento, principalmente em dias de pagamento de funcionários públicos. Em algumas vezes as filas chegam à calçada na parte externa da agência. Denúncias e reclamações de pessoas amontoadas, umas sobre as outras já foram feitas por clientes, mas foram ignoradas pela gestão.
A Caixa Econômica Federal também foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou sobre o documento. Caixa é um dos bancos da cidade campeão de denúncias de amontoado de pessoas no seu interior e até na calçada, com a formação de longas filas, quando as pessoas têm que esperar de pé e no calor causticante para serem atendidas. No ano passado, a agência chegou a instalar toldos e assentos do lado de fora, para minimizar o calor e o desgaste físico das pessoas, mas este procedimento deixou de existir. A reportagem procurou a agência por mais de uma vez nesta sexta-feira, 12, sobre o Decreto e o cumprimento das medidas, mas a CEF se manteve inerte e sem respostas.
De acordo com o Decreto, o descumprimento por parte do cidadão comum poderá gerar pagamento de multa no valor de R$ 200,00, se for pessoa jurídica a multa poderá ir a R$ 10 mil e podendo chegar até R$ 75 mil no caso de reincidências. Os estabelecimentos multados ficarão por 07 dias lacrados, se houver reincidência o período de fechamento poderá ser ampliado para 30 dias.
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