Barragem de Jucás transborda e vira atração

07/04/2019

Nesta semana mais um episódio de transbordamento virou espetáculo para a população. Foi na barragem Clebilon Lima Verde, na cidade de Jucás, que transbordou na segunda-feira, 01. A barragem fica no leito do Rio Jaguaribe, no trecho do rio que margeia a cidade. Quando o leito do rio recebe maior volume de água e transborda, a barragem vira atração. Foi o que aconteceu nesta semana. Os moradores de todos os lados da cidade se aglomeraram nas margens para ver o espetáculo.

A água barrenta que derrama na barragem de Jucás e continua seu itinerário pelo Rio Jaguaribe é oriunda das chuvas caídas nos últimos dias na região escoando pelos afluentes do Rio Jaguaribe chegando até o seu leito. Os afluentes que fizeram o rio encher estão abaixo do reservatório Arneiroz II, um dos maiores de toda a extensão. A queda d’água em toda extensão da parede da barragem é um espetáculo de encher os olhos.         

O peixe voltou a aparecer no reservatório (Foto: Divulgação)

Outros personagens que fazem parte do conjunto da obra da natureza também aparecem para tomar parte na festa. Eles sãos pecadores, que com suas tarrafas, landuá e outras armadilhas artesanais vão conseguindo extrair da água o peixe, curimatã, piau, sardinha. Enquanto o peixe insistentemente salta para ir se reproduzir rio acima, a água barrenta e fria desce pelo leito, até passar em Iguatu, ser espetáculo também, para só descansar no fundo do açude Orós.

Os tempos são outros. O leito do Rio Jaguaribe cheio de água da chuva dando margem à correnteza, nem de longe se parece com aqueles tempos áureos em que esta era cena comum todo ano e debaixo da ponte se concentravam os caminhões com seus volumosos caixões de gelo. Ali o peixe pescado artesanalmente era vendido, encaixotado e viajava de caminhão para os destinos mais diferentes. Hoje o peixe anda meio sumido, o algoz dele, o pescador também. Cena rara de ver correu os grupos de WhatsApp e redes sociais, quando a barragem transbordou. Uma foto do comerciante Jó Duarte com um ‘cambo’ de peixes fresquinhos, pescados ali mesmo na área da barragem, uma legenda para dizer que em Jucás, barragem cheia, além de espetáculo da natureza ainda é motivo de alegria para os pescadores e euforia para a população.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *