Barragem Dr. Tibúrcio Soares volta a sangrar 9 anos depois

25/04/2020

Na noite desta sexta-feira, 24, a população de Acopiara viveu um momento histórico. O principal reservatório que abastece a cidade, a barragem Dr. Tibúrcio Soares Valeriano Diniz voltou a sangrar após 9 anos. A última vez que o manancial transbordou foi em 2011. A população não resistiu, violou as regras de segurança e foi fazer festa no local. Houve solta de fogos e gritos de emoção. É uma tradição na cidade os moradores expressarem euforia sempre que o açude transborda. Geralmente há concentração de banhistas e atraí muitos curiosos.

As chuvas caídas na região nos últimos dias cooperaram para que a barragem acumulasse água para alcançar a sangria. Um açude da comunidade de Mangueiras que transbordou pela madrugada joga toda a água para dentro da barragem. Ainda pela manhã já era grande a expectativa, uma vez que só faltavam 40 centímetros. À noite, por volta das 20h, as primeiras lâminas de água começaram a transpor a parede de concreto. Religiosos mais fervorosos fizeram orações de agradecimento a Deus. Dona Maria Deinha Gomes, 68, era uma dessas. “É o milagre de Deus, nunca pensei que eu visse mais essa barragem sangrar, mas Deus é maior que tudo, está aí, dá vontade de ficar olhando o tempo todo”, disse.

A sangria ocorreu na noite de sexta-feira, 24 – Foto Divulgação

3 anos de abastecimento

A barragem Tibúrcio Soares é o principal reservatório que abastece a cidade de Acopiara. A capacidade de armazenamento e de 7 milhões e 130 mil m³ d’água. Por coincidência, a última vez que a barragem havia sangrado foi em 24 de abril de 2011.

O abastecimento de Acopiara vinha sendo feito através de uma adutora de emergência do açude público Trussu, em Iguatu. Mas a população reclamava que nem todos recebiam água em suas casas. Agora, com o reservatório cheio o quadro muda.

Outro reservatório que sangrou dias antes e fez a alegria do povo acopiarense foi o açude da família Morais que fica na localidade de Cambitos, próximo à rodovia que liga Acopiara a Catarina. Em momentos críticos do abastecimento da cidade, após a barragem Tibúrcio Soares ter secado, foi este reservatório que ajudou a distribuir água para a população, através também de uma adutora de emergência interligada com o sistema de bombeamento da CAGECE. O volume d’água acumulado nesses reservatórios garante abastecimento para Acopiara por no mínimo três anos.

MAIS Notícias
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos
Acusados de assaltar farmácia no centro estão presos

Os dois homens acusados de assaltar uma farmácia da rede Drogaria Feitosa, na Rua Floriano Peixoto, centro de Iguatu estão presos. O assalto aconteceu na noite do domingo, 21 por volta das 19h. Imagens das câmeras de segurança do local mostram os dois homens armados,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *