A imagem de um livro aberto, sobrevoando sobre as páginas cinco origamis do pássaro japonês tsuru nas cores amarelo, vermelho e verde, além de algumas nuvens brancas. Essa arte estampada no material de divulgação do ‘Mês do Livro’ da Biblioteca Municipal Dr. Matos Peixoto leva as pessoas a viajar pelo mundo da leitura. É essa a intenção da programação que acontece de 18 a 20 deste mês pelo equipamento que faz parte da Secretaria da Cultura de Iguatu.
A Biblioteca Municipal Dr. Matos Peixoto, equipamento da Secretaria da Cultura, inicia a programação voltada para comemorar o Dia do livro infantil, que é comemorado, dia 18 de abril, e também o dia mundial do livro, 23. A programação acontece em parceria com o Sistema Fecomércio, através do Sesc e o Projeto Brincando de Caretas e vai contemplar oficinas, visitas guiadas, exposição e contação de histórias. Na terça-feira, 18, acontece a ‘Oficina de Cordel’ que será ministrada pelo poeta Cícero Cosme, de 8h às 11h e das 14h às 17h, na Biblioteca Pública. Já na quarta-feira, 19, tem Visita Guiada ao espaço da biblioteca às 9h e no período das 14h às 17h, as pessoas podem participar da Oficina Brincando de Caretas, são apenas 20 vagas, a inscrição pode ser feita pelo link disponível no Instagram @bibliomunicipaligt. A oficina vai ser realizada de 14h às 17h. Na quinta-feira, 20, a partir das 9h, às pessoas poderão ter acesso ao acervo da Biblioteca, através do projeto ‘Livro Em Todo Canto’, além da realização de cadastros e distribuição de cordéis. Na praça da Matriz. Às 14h, no prédio da biblioteca tem contação de histórias.
Oficina
Dentro da programação, as crianças poderão participar da Oficina Brincando de Caretas. “Essa oficina tem como objetivo trabalhar o patrimônio imaterial da tradição dos caretas da Semana Santa, através da confecção manual de máscaras de papel machê e momentos de escuta e ludicidade por meio da literatura oral”, contou a ministrante Carlê Rodrigues, produtora cultural. A oficina terá 3h de duração, das 14h às 17h. O público-alvo são pessoas a partir de 9 anos. Serão disponibilizadas apenas 20 vagas.
Mês do Perdão
Este mês também a biblioteca busca estimular nas pessoas além do acesso à leitura, a devolução de livros do acervo que não foram devolvidos. São mais de 200 títulos. A biblioteca está perdoando dívidas. Não importa quanto tempo está atrasado. Essa é sua oportunidade da pessoa voltar a utilizar o acervo e oportunizar o acesso à leitura para outras pessoas.
Dia Mundial do Livro Infantil
A data comemorativa foi instituída em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto-juvenil.
Monteiro Lobato foi um escritor, vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro, que contribuiu com obras para o público adulto. Além disso, foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior, as lendas e o folclore. O vanguardista cumpriu essa missão de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprendesse enquanto brinca e lê.
Toda a programação pode ser acompanhada por meio das redes sociais da Biblioteca Municipal pelo Instagram: @bibliomunicipaligt e Facebook: Biblioteca Municipal Iguatu.
0 comentários