Biblioteca Municipal realiza programação alusiva ao Dia Nacional do Livro

02/04/2022

A partir da segunda-feira,04, será iniciada na Biblioteca Municipal Dr. Matos Peixoto, uma vasta programação alusiva ao Dia Nacional do Livro, que é comemorado, dia 18 de abril, data estipulada em homenagem ao escritor Monteiro Lobato. Ainda por conta da pandemia da Covid-19, a programação acontecerá de forma híbrida, com ações presenciais e virtuais. Entre essas uma participação especial do escritor Almir Mota, com tema: ‘Cultura Popular e o imaginário cearense: um passeio pela literatura’, a programação segue até o dia 29 de abril.

A ação é realizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Ensino Superior, através da Secretaria Executiva de Cultura e da própria biblioteca pública municipal. “Estamos com uma vasta programação. Dia 18 de abril é comemorado o Dia do Livro Infantil, mas fomos além dessa data e preparamos uma programação para todo o mês. Então criamos algumas ações que começa com o ‘mês do perdão’ para aquelas pessoas que estão com livros e precisam fazer a devolução. Nós estamos chamando para que essas pessoas devolvam esse livro que foi ‘esquecido’ que devolvam, sem pagar taxa de multa, mas estamos com exposições de livros, contações de histórias em diversos locais, encontro de grupos de leitura. Vários momentos. No dia 27 estaremos recebendo o escritor cearense Almir Mota, que estará fazendo uma aula-show. Um momento bem especial. Já no dia 29 de abril, teremos uma visita guiada na nossa biblioteca pública. Fazemos esse convite para todas as pessoas para participar desses momentos dessa vasta programação. Teremos dia D, na Praça das Crianças com as nossas crianças”, convida a secretária executiva da pasta Cristiana Antunes, afirmando ainda que o objetivo da programação é realizar ações de valorização da literatura infanto-juvenil, com foco na obra de autores cearenses a partir de mediações de leitura, intercâmbio entre clubes de leitura, além da realização da campanha “Mês do Perdão” com o intuito de recuperar livros do acervo, sem cobrança de multas.

“Partindo da perspectiva do nosso acervo em virtude da pandemia, pensamos numa proposta de atividade que pudesse fazer com que esse acervo retornasse para a instituição. Então assim, foi pensado o mês do perdão. Pensando nessa questão de retorno, foi pensando nisso que as pessoas que estão com livro, possam devolver sem ser cobrada nenhuma multa e assim recompor nosso acervo. Com o objetivo que o acervo volte para quem seja usufruído por outros leitores”, ressaltou a bibliotecária Jaiene Gomes Diniz.

Programação

Acontecerão duas exposições de livros, uma voltada para a cultura popular e o imaginário cearense. “Pensamos nesse passeio pela literatura. Essa exposição vai propiciar realmente esse passeio pela literatura de cordel, recontando os clássicos da literatura cearense e as imagens das obras de Rachel de Queiroz e José de Alencar. Já a segunda focamos na Literatura Cearense Infanto-Juvenil. Uma exposição que apresenta obras de autores que contam e recontam lendas, contos e mitos da cultura popular, apresentando seus saberes e crenças através de personagens, músicas e brincadeiras tradicionais. Legal que durante a exposição ficarão disponíveis alguns brinquedos populares para experimentação do público. As exposições iniciaram a partir do dia 06, até o final de abril, na Biblioteca, que estará aberta para visitação de 07h às 21h45 para toda população”, destacou Jaiene.

Já na terça-feira, 12, crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Atendimento Educacional Especializado e Central de Interpretação de Libras e Audiodescrição, também serão agraciados com a programação especial voltada para esse público, através da inclusão. Nesse mesmo dia acontece também o ‘Encontro com grupos de leitura’, com tema focado nas reflexões sobre práticas de leitura coletiva. “Convidamos para esse debate grupos da PROEX/UECE, Contando Um Conto; Clube de Leitura Princesa do Sertão, do Colégio Pedro Theberge, de Icó; Clube de Leitura Livramente, de Santarém, Orós, Blog Nordestinados a Ler; Coletivo Camaradas do Crato, Projeto Falação, do Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti, também do Crato e as poetisas Socorro Pinheiro e Tchesca Oliveira. Uma programação também aberta ao público via aplicativo Google Meet, disponibilizaremos o link nas redes sociais da biblioteca”, destaca Jaine Diniz, acrescentando ainda outras atividades desse da programação, entre essas: Mediações de Leitura, Contação de Histórias, ‘aula show’ com o escritor e contador de histórias Almir Mota e visita guiada quando a biblioteca municipal receberá alunos da Escola Pedro Theberge, de Icó.

Toda a programação pode ser acompanhada por meio das redes sociais da Biblioteca Municipal pelo: Instagram: @bibliomunicipaligt e Facebook: Biblioteca Municipal Iguatu.

Dia Mundial do Livro Infantil

A data comemorativa foi instituída em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto-juvenil.

Monteiro Lobato

Monteiro Lobato foi um escritor, vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro, que contribuiu com obras para o público adulto. Além disso, foi o primeiro escritor da literatura infanto-juvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior, as lendas e o folclore. O vanguardista cumpriu essa missão de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprendesse enquanto brinca e lê.

MAIS Notícias
Trecho da Perimetral sem pavimento incomoda usuários
Trecho da Perimetral sem pavimento incomoda usuários

Um trecho da Av. Carlos Roberto Costa (Perimetral) ainda sem pavimento gera desconforto, e usuários reclamam pedindo a conclusão total das obras. É o único local da pista de rolamentos em toda Perimetral que falta finalizar com a colocação do piso com blocos de blocos...

Talento e paixão de estudante por desenho rendem reconhecimento
Talento e paixão de estudante por desenho rendem reconhecimento

O iguatuense Luís Henrique, 17, está no terceiro ano do ensino médio e tem se destacado por sua paixão pelo desenho. Desde criança, ele se encantou com os traços, inspirando-se nos desenhos que seu pai fazia e nas revistas em quadrinhos que lia. Contudo, foi durante o...

Odontólogos e município vivenciam impasse em Iguatu
Odontólogos e município vivenciam impasse em Iguatu

Os odontólogos de Iguatu estão em estado de greve desde o dia 17 de junho, reivindicando a implantação do piso salarial. A categoria, composta por 34 servidores, é a única da Atenção Básica que ainda não conquistou esse direito. “É um direito constitucional. Desde o...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *