Internado há duas semanas, o Bispo emérito de Iguatu, Dom José Mauro, teve seu quadro de saúde agravado na terça-feira, 12. O religioso de 94 anos de idade se recupera de uma grave infecção pulmonar. Desde sua entrada no hospital não há previsão de alta médica.
A diocese lançou nota confirmando a internação de Dom Mauro, num primeiro momento afirmando que o religioso seguia em recuperação de uma infecção urinária, mas na quinta-feira, 14, se retratou e atualizou que a debilitação se refere aos órgãos dos pulmões. “Sua idade avançada inspira cuidados, mas dom Mauro é forte e deverá sair dessa, com nosso apoio e nossas orações. Pedimos preces para ele e toda a equipe médica que cuida do nosso bispo emérito”, destaca o informativo assinado pelo atual bispo Dom Edson de Castro Homem.
Melhora
Por meio de nova nota atualizada neste feriado de sexta-feira, 15, a diocese pontuou que o tratamento por antibióticos já começa a surtir efeito e a grave infecção retrocede. A respiração dá sinais de boa melhora. Já a assessoria do hospital informou que Dom Mauro respira sem ajuda de aparelhos, sendo retirada a sedação, há mais de 48 horas, mas o paciente segue internado na UTI do São Camilo.
Saiba mais
Dom José Mauro Ramalho de Alarcon e Santiago, 94, bispo emérito de nossa diocese, nasceu em 14 de maio de 1925 na cidade de Russas-CE, fez seus estudos eclesiásticos no Seminário da Prainha em Fortaleza onde ingressou em 1937 concluindo o curso de seminário maior em 1948 quando foi ordenado sacerdote por Dom Aureliano Matos, bispo da diocese de Limoeiro do Norte.
Designado pelo Papa João XXIII, Dom Mauro chegou a Iguatu no dia 03 de fevereiro de 1962, tomando posse no Trono Episcopal no dia imediato, por ocasião da solenidade litúrgica em que se procedeu a Ereção Canônica da Diocese de Iguatu.
Após 38 anos de serviços ininterruptos, Dom Mauro, por decisão papal do Papa João Paulo II, no dia 26 do setembro de 2000, em virtude de ter atingido a compulsória – 75 anos de idade – passou o cajado ao sucessor bispo auxiliar Dom José Doth de Oliveira (in memoriam).
Social
Em 2019, D. Mauro completou 71 anos de sacerdócio celebrados por meio de missa solene. O religioso carrega em sua história ter participado de campanha e mobilizações dentre elas a em prol das indenizações dos antigos proprietários da bacia do açude Trussu e funcionamento da Faculdade de Ciências e Letras de Iguatu – FECLI.
0 comentários