A ação de fiscalização e prevenção sobre os cuidados com a venda de fogos de artifício e outros artefatos explosivos aconteceu na última quinta-feira, 13, na feirinha de fogos montada na Avenida Fransquinha Dantas, próximo ao Centro de Iguatu. Durante a visita realizada pelo tenente coronel Nijair Pinto, comandante do Quartel dos Bombeiros de Iguatu, com auxílio dos tenentes Jackson e Uchôa, orientações sobre o uso de extintor de incêndio e os cuidados preventivos com a venda dos produtos.
“As barracas devem manter uma distância mínima de 1 metro para outra. Ter o extintor à mostra num local de fácil acesso para que numa emergência possa ser utilizado facilmente. Além disso, em hipótese alguma é permitida a presença de pessoas fumando ou com algum produto que produza faíscas. Eles colocaram as barracas como nós orientamos, uma distância de segurança da outra. Eles não colocaram muito material exposto. Nós pedimos extintores não em todas as barracas, mas as que tiverem, numa necessidade, os outros possam utilizar. As orientações que passamos foi, por exemplo, isolar o material, e como utilizar o extintor. Eles já têm esse treinamento, mas todo ano a gente reforça. Não constatamos nenhuma irregularidade porque o local em si é muito bom. Ele é isolado por trás pela lagoa e por frente tem uma via com uma distância longe do comércio e residências. Tem um isolamento natural. Foi esse o principal motivo de termos tirado de onde era que ficava próximo à Catedral de São José, porque se houver algum problema, fica isolado lá”, explicou Nijair Pinto.

De acordo com o tenente Jackson, a visita a esses locais serve de reforço para que os vendedores sigam atentamente todas as regras e orientações que são repassadas para eles sempre neste período, quando aumenta a comercialização desses artefatos explosivos.
“Nós sabemos da responsabilidade que é vender esses produtos e seguindo as regras e cuidados repassados pelos bombeiros, teremos um trabalho mais seguro também para as pessoas que compram”, comentou o vendedor Fernando Moura.
0 comentários